― Advertisement ―

spot_img

Ibovespa fecha em queda de 0,58% e começa a quarta-feira aos 123,7 pontos

  O Ibovespa (índice da bolsa de valores brasileira) caiu 0,58% e fechou a terça-feira(28) a 123,7 mil pontos. A alta da inflação de consumo...

Escolas da Rede vão realizar eleições para Líderes e Vice-líderes de Turma

As escolas de Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo realizarão, no próximo dia 19, as votações para Líderes e Vice-líderes de Turma. As eleições visam a fortalecer a construção da gestão democrática, bem como promover oportunidades que priorizam o desenvolvimento integral do estudante e a participação ativa nos espaços decisórios.

Esse processo de seleção de cada representante se dá por meio de eleição direta, gerenciada pelas Comissões Eleitorais Escolares, compostas por representantes dos corpos docente e discente de cada escola, visando a garantir um espírito democrático e participativo em todo o processo.

Os líderes e vice-líderes de turma devem ter um perfil capaz de incentivar positivamente a turma, desenvolvendo ações de cooperação e protagonismo, devendo apresentar características, como bom relacionamento com a comunidade escolar, responsabilidade, presteza, tolerância, organização, boa capacidade para se comunicar, imparcialidade e proatividade.

Mais informações sobre a regulamentação das eleições podem ser encontradas nas Portarias Nº 024-R, de 26 de janeiro de 2024, e Nº 060-R, de 21 de fevereiro de 2024.

Conselho de líderes

O Conselho de Líderes de Turma é uma instância de representação estudantil e um espaço de escuta ativa e participação, constituído pelos líderes e vice-líderes de turma de cada unidade escolar.

O líder e vice-líder escolhidos devem ser os principais elos entre a turma e a gestão escolar, sendo os responsáveis por um diálogo ético e eficaz com a turma, garantindo, assim, espaço na construção de políticas educacionais, por meio da corresponsabilização e da colaboração ativa, construtiva e solidária, que traz ao estudante a vivência do significado de autonomia, criticidade e protagonismo.

Os Conselhos de Líderes de Turma constituirão representação em níveis regional e estadual nos Comitês de Líderes de Turma.