O homem de 32 anos, que havia sido preso em flagrante por receptação no caso do roubo de 800 kg de pimenta-do-reino no fim de janeiro na região do Cruzeiro, em Boa Esperança, na terça-feira (18), foi liberado após o pagamento de fiança, segundo a Polícia Civil. O valor pago não foi divulgado. Ele havia sido detido em um lava a jato localizado em uma garagem de ônibus no Centro da cidade.
Apesar da soltura, outro suspeito segue preso desde o dia 7 de fevereiro por participação ativa no crime. A Polícia Civil informou que o homem foi preso em flagrante pelo crime de receptação e conduzido à Delegacia de Boa Esperança. “Após o pagamento da fiança arbitrada pelo delegado, ele foi liberado para responder em liberdade”, informou.
Segundo a Polícia Militar, informações levantadas em conjunto com a Polícia Civil indicaram que alguns objetos roubados estavam em posse do suspeito. No local, ele relatou que, um dia após o crime, um homem preso em 7 de fevereiro suspeito de participação ativa no roubo o procurou para buscá-lo em São Mateus. Depois, esse suspeito teria pedido para guardar itens do crime em sua casa. Dias depois, ele também teria solicitado que levasse uma carga de pimenta até Nova Venécia, o que foi feito, com a mercadoria sendo deixada no bairro Coqueiral. O transporte da carga roubada teria sido realizado em uma VW Saveiro pertencente ao homem preso nesta terça-feira (18). O suspeito afirmou não saber quem comprou a pimenta furtada. Além disso, ele entregou um perfurador de solo e uma motosserra que estavam guardados na gaveta de um ônibus. Em seguida, o material e o suspeito foram encaminhados à delegacia.
Entre a noite de terça (28 de janeiro) e a madrugada de quarta-feira (29 de janeiro), um produtor rural foi rendido e mantido refém durante um assalto no Sítio Santa Rosa, localizado na zona rural de Boa Esperança. Segundo a Polícia Militar, o produtor rural estava irrigando sua plantação de café por volta das 21h30 da terça-feira (28/01) quando foi surpreendido por quatro criminosos armados. Ele foi forçado a abrir os cadeados da porteira e do galpão, sendo posteriormente trancado no banheiro enquanto os assaltantes recolhiam diversos pertences.
Os criminosos roubaram uma motocicleta Honda CG 125 Fan, um celular, um motorserra Husqvarna, um perfurador de buracos Kawashima, uma bomba Schneider de dois cavalos, cerca de 800 quilos de pimenta do reino e uma botija de gás. Após o crime, os assaltantes trancaram a vítima no galpão e fugiram em um veículo não identificado. Valdimar conseguiu escapar algumas horas depois, quebrando parte da grade do portão, e pediu ajuda a um vizinho, que acionou a polícia.
A vítima sofreu ferimentos na mão e no rosto devido à ação dos criminosos. O proprietário do sítio prestou apoio e levou a vítima ao Hospital Cristo Rei no município.