Cerca de duas horas após a coluna De Olho no Poder ter noticiado, na tarde de ontem (05), a pré-candidatura do prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), à presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), iniciou uma campanha para disputar a mesma vaga.
Do seu celular, ele disparou mensagens pelo aplicativo de conversa WhatsApp para prefeitos e outras lideranças regionais, afirmando que gostaria de ser candidato para presidir a associação e pediu apoio:
“Amigo, estou querendo ser candidato a presidente da Amunes, agora no final do mês. Gostaria muito de contar com seu apoio para registrar minha candidatura. Agradeço o apoio, se for possível. Abraços, Enivaldo dos Anjos”, foi a mensagem encaminhada a diversos prefeitos e que chegou à coluna na noite desta Quarta-feira de Cinzas.
Questionado pela coluna, Enivaldo confirmou ter enviado a mensagem com o pedido de apoio. “Estou buscando o apoio dos prefeitos, sim, e do meu partido”, disse Enivaldo.
Perguntado sobre o motivo de querer presidir a associação, Enivaldo respondeu: “Estou na política, estou vivo, bem de saúde e me sinto em condições de lutar por uma entidade que representa os municípios”. Enivaldo já presidiu a associação.
Disputa com Barrigueira
Na tarde de ontem, Lubiana Barrigueira afirmou para a coluna que iria protocolar uma chapa nos próximos dias para concorrer à presidência da Amunes. A eleição está marcada para o próximo dia 31, na sede da associação, e o prefeito afirmou que trabalharia para que a eleição fosse em chapa única.
Barrigueira disse que teria o apoio do atual presidente da associação, Luciano Pingo, e do governador Renato Casagrande (PSB) – nenhum dos dois confirmou –, além de contar com a parceria de alguns prefeitos.
“Vou fazer uma conversa ainda com alguns prefeitos, mas temos muito apoio. O atual presidente (Luciano Pingo) me apoia, além de prefeitos da Grande Vitória, como Arnaldinho Borgo (Vila Velha), muitos prefeitos do Norte e do Sul. Com muitos, as conversas já estão bastante adiantadas.
O governador também tem simpatia pela nossa candidatura”, disse Barrigueira à coluna, ontem.
Questionado se teria o apoio do governador, Enivaldo disse que ainda não conversou com Casagrande sobre a Amunes. “Eu não falei sobre isto com o governador porque acho que ele não se meteria numa disputa entre mim e Barrigueira, porque ele é amigo e companheiro dos dois”, justificou o prefeito de Barra de São Francisco.
Ou seja, ao que tudo indica, Enivaldo vai mesmo para uma disputa contra Barrigueira pelo comando da Amunes, o que pode romper com uma tradição da associação de resolver suas eleições sempre em chapa única.
Perguntado se haveria a possibilidade de composição com o colega de Nova Venécia, principalmente se o Palácio Anchieta “participar ativamente” como fez na eleição para o comando da Assembleia, Enivaldo respondeu: “Eu comecei a campanha hoje, nem deu ainda para saber sobre isto, mas eu e o Barrigueira somos do PSB, se for preciso, o partido cuida disto”, disse Enivaldo.
(Com informações de Folha Vitória)

Foto: Cesar Inácio Nunes