― Advertisement ―

spot_img

Corpo de jovem desaparecida é encontrado; suspeito foi preso em Ecoporanga

Um suspeito preso em Ecoporanga na noite desta quinta-feira, 11 de abril de 2024, disse que a jovem Thamyris Alexandra Virgulino Pascoal, que está...

Encontro inédito celebra a ‘Cidade dos Escritores’ no sul do Espírito Santo

Escritores calçadenses promovem encontro literário e cultural inédito na próxima semana (Foto: Antonio Jorge)

Localizado na região do Caparaó, São José do Calçado é conhecido como o município com o maior número de escritores por metro quadrado do Brasil. Conhecido como a “Cidade dos Escritores”, o local recebe a primeira edição do Encontro de Escritores em São José do Calçado, de 28 de fevereiro a 2 de março.

O evento reunirá artistas locais em diálogo com os mais importantes representantes da literatura e da arte produzida no Espírito Santo, entre escritores, editores, tradutores, gestores públicos, músicos e atores. A programação se concentra na Praça Pedro Vieira, principal do município, e também haverá atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mercês Garcia Vieira e na sede da Academia Calçadense de Letras.

A programação inclui rodas de conversa, exposição, exibição de vídeo-poemas, peças de teatro, contação de histórias, saraus para adultos e crianças, oficinas, lançamentos de livros, cortejos, estandes temáticos e apresentações musicais, em atividades que buscam integrar os vários setores da comunidade. O encontro terá ainda interface com as escolas e propõe ações nas periferias da cidade.

Geir Campos (Foto: Divulgação)Geir Campos (Foto: Divulgação) Geir Campos (Foto: Divulgação)Homenagens

Um dos mais importantes autores brasileiros, ligado à chamada Geração de 1945, o calçadense Geir Campos é o grande homenageado do encontro, pelo centenário de seu nascimento. Poeta, tradutor, editor, jornalista, ensaísta, professor e piloto da marinha mercante, ele nasceu em 28 de fevereiro de 1924. 

Geir Campos foi professor ginasial e universitário, contista e radialista. Traduziu importantes obras, de autores como Rilke, Brecht, Goethe, Shakespeare, Sófocles, Walt Whitman e outros. Também fundou, em 1951, junto com Thiago de Mello, a Edições Hipocampo. Além disso, é autor da letra do Hino de Brasília.

Durante o evento, o público poderá visitar uma exposição em celebração à vida e à obra do artista, com imagens, poemas e objetos históricos, além de um painel inédito em sua homenagem, pintado pelo artista plástico e muralista Rudson Costa.

Outros homenageados do encontro são os escritores calçadenses Fernando Tatagiba, José de Almeida, a escritora, dramaturga e diretora teatral Cristina Garcia e o professor Antônio de Souza, uma das figuras mais importantes da cultura de São José do Calçado, falecido em 2021.

Novas gerações

Um dos destaques do encontro são as ações com as crianças da rede pública de ensino, com um concurso de textos baseado na lendária história do bicho do Charpinel, muito conhecida na cidade, além de contação de histórias e saraus para todas as idades. Já os lançamentos de livros revelam novos escritores da cena literária, como Carlos Fonseca, Luciene Carla, Ivny Matos, Fabiany Taylor, Márcio Moraes, Sarah Vervloet, Fernanda Tatagiba, entre outros.

A programação valoriza grupos locais, como a Banda Marcial Teresinha Juliana, a Folia de Reis São Benedito, Lira 19 de março e o Bloco de Carnaval Unidos do Buraco Quente. Um cortejo literário passeará pelos pontos importantes da cidade, como a Biblioteca Pública Municipal Doutor Homero Mafra e o local onde foi a casa de Geir Campos. Os brincantes levarão consigo bonecos de personalidades da cidade, feitos com a técnica de papietagem, criados pelo artista João Vitor Barbosa.

As mesas-redondas, por sua vez, abordarão temas importantes para o universo da literatura, como as ações criativas para estímulo à leitura e as inovações do mercado editorial. O encontro prevê também uma oficina de poemas, realizada pelo grupo Poesia no Ar, para estudantes.

As noites serão animadas com o grupo Slam Botocudos, um dos pioneiros da poesia slam no Espírito Santo, e a DJ Negana, criadora do “Baile da Nega”. O encerramento do evento será com um sarau em celebração a Geir Campos, em palco livre a quem quiser declamar poemas, e fechando com um show musical de Winston Churchill e Átila de Carvalho.

A feira literária recebe estandes de diversas entidades, como a Associação de Mulheres Camponesas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Coletivo Teresa de Benguela, a Academia Capixaba de Letras da Diversidade, o grupo Poesia no Ar, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Consórcio Caparaó. Também haverá um “estande ateliê” no qual artistas plásticos vão expor trabalhos e criar obras ao vivo, com coordenação do artista Renato Filho.

O projeto

O Encontro de Escritores em São José do Calçado é uma iniciativa da Academia Calçadense de Letras (ACL), realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de valorizaçã da diversidade cultural capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult). 

Idealizadora e coordenadora do evento, a poetisa, atris e produtora cultural Ivny Matos é calçadense de nascimento e lembra que, desde a infância, vivencia essa atmosfera artística. “Durante minha vida inteira, convivi com essa efervescência cultural em São José do Calçado, com muito teatro, música e literatura. Porém, nos últimos anos percebi que esse engajamento caiu com frequência. O encontro vem com a missão de reconectar as gerações a partir da nossa vocação maior que é a arte, a literatura, a cultura”, afirma.

Serviço:
Encontro de Escritores em São José do Calçado
Quando: de 28/02 a 02/03
Aberto ao público

Programação:

28/02 (quarta-feira)
17h. Abertura da Feira Literária, na Praça Pedro Vieira
18h. Cerimônia de abertura do encontro na Academia Calçadense de Letras (ACL)
19h. Cortejo literário com o Bloco das Gatinhas
21h. Abertura da exposição Centenário Geir Campos, no estande da ACL na Feira Literária

29/02 (quinta-feira)
8h. Abertura da Feira Literária e contação de histórias com Priscilla Arranz
9h. Plantação do Jardim de Poesia, atividade lúdica com as crianças do Jardim de Infância
13h. Contação de histórias com Priscilla Arranz e realização da atividade Jardim de Poesia
17h. Roda de conversa “Ações inovadoras de estímulo à leitura”
19h. Sessão Poétika no Cineteatro São José e Homenagem a Antônio de Souza
20h30. Apresentação do bloco Unidos do Buraco Quente

1º/03 (sexta-feira)
8h. Abertura da Feira Literária e contação de histórias com Priscilla Arranz
9h. Sarauzinho
13h. Contação de histórias com Helô Viana e Sarauzinho
15h. Lançamentos de livros
17h. Roda de conversa “Mercado editorial: como lançar um livro?”
18h. “Bicho do Charpinel: o desafio”, leitura dos textos, com premiação e homenagem a Cristina Garcia e contação da história oficial com Gab Kruger
20h. Apresentação do Slam Botocudos
22h. DJ Negana

02/03 (sábado)
9h. Contação de histórias com Helô Viana e apresentação da Banda Marcial Teresinha Juliana, no bairro João Marcelino de Freitas
11h. Abertura da Feira Literária, com Inauguração do painel “São José do Calçado: a Cidade dos Escritores”, com a participação da Lyra 19 de Março, e homenagem ao escritor José de Almeida
12h. Bate-papo com Juca Lima, sobre cultura cervejeira e turismo
14h. Homenagem ao escritor Fernando Tatagiba
15h. Lançamentos de livros
17h. Apresentação da folia de reis São Benedito
19h. Apresentação do espetáculo teatral “Vida e Morte à Sombra do Jaspe”, no Salão Nobre do Colégio de Calçado
20h. Sarau em homenagem a Geir Campos, com escritores calçadenses e participação especial de Winston Churchill e Átila de Carvalho