As candidaturas registradas na Justiça Eleitoral para as Eleições de 2024 já estão disponíveis para consulta. No Espírito Santo, a primeira candidatura ao cargo de prefeito foi a de Simão Lima, do Partido Liberal (PL), que busca a prefeitura de Marilândia, localizada no Noroeste do Estado. Ele e João Ferraço, vice na chapa-puro sangue, já solicitaram a análise dos seus dados.
Período de Registro de Candidaturas
O período para o registro de candidatos que concorrerão às vagas para as prefeituras e para as Câmaras de Vereadores no pleito de outubro teve início junto às convenções partidárias, no último dia 20 de julho. A data final para a solicitação de registro é 15 de agosto, dez dias após o fim do prazo para a realização dos eventos que chancelam os nomes que vão representar cada partido.
Sistema DivulgaCandContas
O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que coleta os dados das candidaturas, o DivulgaCandContas, disponibiliza informações detalhadas sobre questões partidárias, coligações e dados pessoais dos candidatos, como profissão e patrimônio. Esse sistema visa facilitar a circulação de informações fundamentais para a corrida eleitoral, como os currículos dos políticos e os planos de governo, que contêm as propostas de cada candidato para seus respectivos municípios.
Transparência e Fiscalização
Além disso, a ferramenta é crucial para garantir a transparência do processo eleitoral e viabilizar a fiscalização da prestação de contas. O sistema abriga dados sobre doadores, financiamento coletivo e o limite de gastos de campanha. Até o momento, 145 pessoas registraram solicitação para concorrer ao cargo de prefeito em todo o Brasil, e 3.266 ao cargo de vereador. No Espírito Santo, além de Marilândia, Vila Velha e Santa Teresa já têm inscritos candidatos a vereadores.
Com informações de A Gazeta