spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Homem é assassinado a tiros em lavoura de cacau em Governador Lindenberg

  Um homem que não teve o nome nem a idade divulgados foi assassinado a tiros na tarde de sábado (7), em uma lavoura de...

Domingo de inclusão digital e entretenimento com o BSF Geek Fest em Barra de São Francisco

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveu nesse domingo (21) o BSF Geek Fest, que foi realizado das 9 horas da manhã às 18 horas na escola Municipal João Bastos, localizada no bairro Vila Gonçalves.

O evento contou com recursos da Lei Aldir Blanc para o fortalecimento da cultura local, com foco em projetos da área do audiovisual. A organização ficou a cargo de Renata de Mello Vial, responsável pelo projeto contemplado pelo edital.

O certame previu a seleção de até três iniciativas, cada uma com incentivo financeiro no valor de R$ 31.899,00, totalizando R$ 95.697,00 destinados à produção cultural francisquense.

A iniciativa integra o Processo Administrativo nº 005830/2025 e tem como objetivo incentivar ações e produções culturais que envolvam elementos visuais e sonoros, como cinema, televisão, publicidade, vídeos para a internet, multimídia interativa, cineclubes e sites.

Foi uma celebração dedicada ao universo audiovisual interativo, à cultura geek e aos games. O festival proporcionou ao público uma experiência imersiva, que contou com as seguintes atrações:
– Arena Gamer
– Torneio de FC25;
– Arena Retrô;
– Arena Just Dance
– Exposições;
– Concurso de Cosplay;
– Ativações com brindes;
– Show com o Dj Tiussi.

Ao todo sete expositores com stands voltados à tecnologia abraçaram a ideia do projeto e marcaram presença no evento.

A entrada foi gratuita, e reuniu públicos de todas as idades em torno da inovação, tecnologia e cultura pop.

O vice-prefeito e atual secretário Municipal de Saúde,  marcou presença no evento.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, destacou a importância da conquista: “A cultura geek e o audiovisual têm conquistado cada vez mais espaço entre crianças, jovens e adultos. Poder realizar um evento como o BSF Geek Fest, com apoio da Lei Aldir Blanc, é um marco para o município. Estamos promovendo inclusão digital, entretenimento de qualidade e valorizando as novas linguagens culturais. É a Cultura e o Turismo francisquense se fortalecendo com inovação, diversidade e oportunidades para os nossos artistas e produtores locais”.

Já a organizadora do evento, Renata de Mello Vial, reforçou o caráter inovador da proposta e agradeceu a parceria com a prefeitura: “Essa foi a ideia e eu estou muito feliz por estar concretizando esse desejo, esse sonho aqui, nesse dia de hoje. A parceria da prefeitura com a lei Aladim Branca, ela foi bem essencial para ajudar que desse tudo certo. Exatamente, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, referente da lei de incentivo. Reunimos o universo dos games, da cultura geek e dos e-sports em um único espaço, proporcionando entretenimento de alto nível para todas as idades”, destacou Renata.

O evento que contou com um concurso cosplay atraiu vários adeptos trajados com seus personagens favoritos. A Yasmine Passos Correia 28 anos e seu esposo, Lucas Zorzanelli Costa Poplade de 24 anos participaram do concurso vestidos com personagens do anime japonês de Bleach. Ele representou o Shunsui Kyoraku e ela a Mayuri. Os dois aprovaram o evento. “É tão difícil ter esse tipo de evento geek aqui nas cidades do interior, normalmente a gente tem que ir lá para o centro do Espírito Santo para ter acesso, e tendo aqui, eu fico muito feliz, de ver a cidade assim, ver que tem outras pessoas que apreciam a cultura nerd, aí é muito legal”, concluiu Yesmine.

Os campeões do concurso cosplay na categoria infantil foi o garoto Miguel Porto e na categoria adulto foi a jovem Nicole Andrade.

spot_img
spot_img
spot_img