Segundo o Sebrae, cerca de 29% dos pequenos negócios encerram suas atividades após os 5 primeiros anos por falta de planejamento. Se você não quer entrar nessa estatística, vale a pena conhecer dicas para empreendedores para, assim, conquistar o sucesso em sua jornada profissional.
Para te ajudar, separamos insights valiosos para que você organize e otimize diversos setores da sua organização já na etapa inicial do seu negócio e, dessa forma, possa se tornar um empreendedor de sucesso e crescer continuamente. .
Boa leitura!
Dicas para empreendedores: confira as principais
Já separou o papel e a caneta? Então confira abaixo as nossas melhores dicas para empreendedores:
Estratégia/planejamento
O caminho de todo empreendedor de sucesso se inicia pelo planejamento do seu negócio. Primeiramente, é preciso definir uma visão clara da sua empresa, entender onde você quer chegar e os melhores passos para atingir esse objetivo.
Dessa forma, você poderá traçar de maneira mais eficiente as metas do seu negócio, quem é o público que pretende atingir e como adaptar o seu produto/serviço (caso já o tenha) para atingir as expectativas.
Assim, seu primeiro passo deve ser criar um plano de negócios, no qual você deve delimitar objetivos, estratégias de marketing, análises de concorrência e projeções financeiras. Ao mesmo tempo, você não deve deixar a flexibilidade de lado.
Sabemos que os mercados são voláteis e as necessidades dos consumidores podem mudar a qualquer momento. A sua empresa precisa estar adaptada para isso, sendo dinâmica e disposta a fazer mudanças quando necessário.
Outro ponto que deve ser definido durante o planejamento de negócio é o seu diferencial competitivo: o que torna o seu produto ou serviço único no mercado? Esse diferencial se alinha com as necessidades e expectativas do seu público?
Planejamento financeiro
Ainda falando de planejamento, cuidar das finanças é um fator decisivo para que a sua empresa tenha sucesso. Afinal, começar o seu negócio com dívidas ou sem fluxo de caixa pode fazer com que você tenha que fechar as portas.
Aqui, foque em criar um orçamento realista, que cubra todas as despesas operacionais da sua empresa e ainda permita a criação de uma reserva para emergências. E, claro: sempre mantenha a transparência.
Desde o começo, mantenha um controle rigoroso dos custos da organização (mas sem perder a qualidade dos produtos e serviços oferecidos). Avalie quais áreas podem ter uma otimização de gastos visando à economia.
Outra dica é antecipar o fluxo de caixa, prevendo suas necessidades e já deixando uma quantia para isso. Dessa forma, você se preparará para tocar a empresa mesmo em período em que a receita esteja mais baixa.
Um erro muito comum dos empreendedores de primeira viagem é não separar o dinheiro pessoal e o da empresa. Separe um valor para ser o seu “salário” e deixe o restante para o fluxo de caixa, reserva e outros gastos da empresa.
Marketing
O marketing também é uma área que deve ser bem pensada. Afinal, essa será a imagem que a sua organização passará para os atuais e futuros clientes, podendo ser um divisor de águas para o seu sucesso.
O primeiro e mais importante passo é conhecer o seu público, pois só assim você entenderá quais são os canais e redes sociais que eles estão presentes, bem como a melhor forma de abordar e se comunicar com essas pessoas e/ou empresas.
A sua presença on-line precisa ser impactante e sólida. Vale a pena investir em um website próprio, além de contas nas redes sociais atualizadas que possam servir como uma “ponte” na comunicação entre público e organização.
Postar conteúdo próprio e relevante na internet fará com que a sua empresa possa ser vista por novas pessoas e públicos, além de passar uma imagem de autoridade na área em que você atua. Aqui, valem postagens nas redes sociais e publicações em blogs.
Suas mídias sociais precisam ter uma boa estratégia, com uma comunicação que esteja alinhada com a já utilizada pela sua empresa, adaptando-se para as novidades do mercado e expectativas do seu público.
Networking
E não poderíamos falar sobre dicas para empreendedores sem falar de networking. Acredite, formar boas parcerias, principalmente nos estágios iniciais da sua empresa, pode te ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso muito mais rápido. Entretanto, é preciso focar em uma boa estratégia para um networking eficiente.
Em primeiro lugar, nada de forçar relacionamentos! As relações de parceria precisam ser autênticas e duradouras. Foque em qualidade em vez de quantidade, além de priorizar o respeito mútuo e confiança.
E como encontrar essas parcerias? Participar de eventos relevantes da sua área é uma ótima forma de fazer os primeiros contatos. Existem diversos seminários, conferências e meetups que você pode participar e encontrar parceiros com as mesmas visões e objetivos que você.
A internet também é um bom local para se formar parcerias, então cuide para que você tenha uma presença on-line profissional, com um perfil do LinkedIn atualizado e com publicações interessantes sobre a sua empresa ou o setor .
Encontrou alguém interessante? Dê o primeiro passo! Seja proativo, aproximando-se cordialmente e apresentando a sua empresa. E, claro, mostre-se interessado em conhecer o negócio da outra pessoa e em como ambos podem ter uma parceria proveitosa.
Recursos Humanos
Um dos pilares de um empreendimento de sucesso é a sua equipe, que deve estar alinhada com os objetivos e valores da sua organização. Por isso, é importante selecionar a dedo as pessoas que farão parte do seu quadro de colaboradores.
Além de fazer as contratações certas, a sua empresa também deve ser um ambiente de desenvolvimento contínuo para esses profissionais. Assim, ofereça oportunidades de capacitação e treinamento (presencial ou on-line) para que eles evoluam em suas habilidades.
A comunicação entre empresa e equipe precisa ser transparente. Estabeleça canais abertos para feedback, tanto dos líderes quanto dos membros da equipe, para que a identificação de problemas e oportunidades de melhoria se dê de maneira mais rápida e eficiente.
Sua cultura organizacional não deve ser deixada de lado. Isso porque uma cultura sólida promove engajamento, colaboração e identificação com os valores da empresa. Assim, será mais fácil da equipe entender os processos da empresa e auxiliar no cumprimento de metas e objetivos.
As equipes devem ser sempre motivadas a melhorar, e uma forma de fazer isso é reconhecendo e recompensando o desempenho excepcional dos colaboradores. Incentivos e reconhecimento são motores poderosos para a motivação e produtividade.
E então? Está pronto para colocar as nossas dicas para empreendedores em prática? Temos certeza que, com um negócio mais organizado, você terá muito sucesso em sua vida profissional.
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