― Advertisement ―

spot_img

Após alta de 0,58%, saca de soja inicia a quinta-feira (23) custando R$ 134,19

Após alta de 0,58% no último fechamento, a saca de 60 quilos da soja inicia a quinta-feira (23) custando R$ 134,19, em diferentes regiões do...

Dia Mundial do Rim é lembrado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

No Dia Mundial do Rim, lembrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março (dia 14, este ano), o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, realizou uma importante ação de conscientização para pacientes e visitantes que estiveram no ambulatório da unidade hospitalar. A ação foi realizada também na sexta-feira (15) e teve como objetivo explicar os benefícios de uma alimentação sadia e os riscos causados por um dos grandes vilões dos rins: o sódio.

A enfermeira Leidiana Couto acompanhou a movimentação no ambulatório. Pelo menos 200 pessoas passaram pelo local só no período da manhã de quinta-feira. Muitos aproveitaram para aprender mais e usufruir dos serviços prestados. “Nosso trabalho é conscientizar a população. Aproveitamos o fluxo de pessoas e fizemos aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também informamos sobre alimentação correta e os benefícios da atividade física”, explicou.

“A prevenção é muito importante. Muitos pacientes têm diabetes, sofrem de pressão alta ou outras comorbidades e não sabem que isso pode atingir os rins. Então, é importante informar sobre os cuidados a serem tomados, fazer os exames de creatinina, de ureia, uma prevenção que pode ser realizada nos postos de saúde mesmo. Medir a pressão, manter a glicose controlada é fundamental. E é importante também fazer uma dieta com redução na ingestão de sódio para evitar uma possível perda de função renal”, orientou Camila Nicoli, médica nefrologista do Hospital Dr. Jayme.

A médica explicou ainda que o macarrão instantâneo, por exemplo, tem muito sódio escondido nele. Outros alimentos como chips, os ultraprocessados (como mortadela, presunto, refrigerante – principalmente os diets) são exemplos de alimentos com alto teor de sódio.  “Temos que dar preferência a alimentos naturais, beber muita água e realizar atividades físicas para manter em dia o funcionamento de nossas funções renais”, completou Camila Nicoli.

Para o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva, a conscientização do público é de grande importância para a saúde de todos. “Uma dieta regrada, sem abusos, respeitando o aconselhamento de um profissional da área, só traz benefícios para a nossa saúde. Some a isso a prática de atividades físicas regulares e teremos uma qualidade de vida que não apenas será benéfica para os rins, mas para o nosso corpo de maneira geral”, aconselhou Joubert.