― Advertisement ―

spot_img

Real Noroeste goleia Sport de Vila Velha

O Real Noroeste goleou a equipe do Sport Clube Capixaba, de Vila Velha, pelo placar de 4×0, na tarde desta quarta-feira (22), partida válida...

Dia D contra a dengue: Secretário de Saúde coordena e ajuda no mutirão contra o mosquito transmissor em Barra de São Francisco

O secretário de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves, participou ativamente do Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na manhã deste sábado, 2, no bairro Irmãos Fernandes, em parceria com várias outras secretarias da prefeitura de Barra de São Francisco, além de colaboradores de uma escola técnica do município, que tem uma equipe de estudantes de enfermagem participando com distribuição de panfletos junto aos moradores.

Logo na primeira rua, a Wilson Borém de Almeida (antiga Tiradentes), os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde e o secretário Elcimar alves depararam com uma casa em reforma cheia de garrafas PET vazias e outros materiais acumulando água.

O secretário de Limpeza Pública e Serviços, Oséias Simplício, propôs até o uso de uma pá carregadeira para retirar todo o entulho do quintal, mas dependia da retirada de um portão emperrado.

Foram utilizados caminhões, pás carregadeiras, roçadeiras e outros equipamentos para capina e limpeza de terrenos baldios, lotes vagos e quintais. De acordo com Elcimar Alves, o Dia D de combate à dengue faz parte do plano de contingência elaborado para o enfrentamento à arboviroses no município. Ele afirmou que a situação atual é muito preocupante e no próximo boletim da Vigilância Epidemiológica o número de casos de passar muito de mil infectados.

“Hoje, temos três crianças transferidas para hospital infantil e mais pessoas com casos graves de dengue, o hospital está sobrecarregado e algumas unidades de saúde também “, observa. Elcimar disse ainda que já providenciou dez cadeiras de hidratação na UBS do Bambé, onde está o maior fluxo de contaminados e que todas as unidades de saúde do município podem atender a qualquer usuário, independente do bairro ou distrito onde esteja cadastrado.

Sala de Situação

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Semus), anunciou na última quarta-feira, 28, a criação de uma Sala de Situação das Arboviroses, como medida para estabelecer estratégias para o enfrentamento de doenças como a dengue, zika e chikungunya, entre outras. A medida foi formalizada, por meio da portaria nº 139/2024, assinada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.

O surto de dengue em Barra de São Francisco está tomando proporções de epidemia neste início de ano, seguindo a tendência de todo o Espírito Santo e país. De acordo com o último boletim da Sesa, o município tinha, até o meio desta semana, 2.005 casos notificados da doença este ano. Mas, a Vigilância Epidemiológica em Saúde, ainda não divulgou os números reais.

Até a semana passada eram 760 casos confirmados, 270 em investigação e 35 pessoas em estado grave, ou seja, aqueles em que a doença pode matar, causando hemorragias internas e outros problemas.