O mundo é composto por mais de 190 países. Com tantos nomes, é difícil encontrar quem saiba identificar todos eles. Os que se sobressaem, portanto, ficam conhecidos popularmente, seja pela sua cultura, seja pelos pontos turísticos, seja pela história. Esse é o caso da Grécia, que se tornou o destino dos sonhos de muitos turistas.
Todos os anos, a busca por resorts na Grécia tem um número expressivo, refletindo a paixão por esse país repleto de belezas naturais. Mas, e para além das paisagens, você conhece os principais pontos turísticos e a história por trás de uma das civilizações mais antigas do planeta?
O berço da civilização ocidental
O primeiro contato que a maioria das pessoas tem com a Grécia é ainda na escola. Isso porque a região é considerada o berço da civilização ocidental, principalmente pela valorização dada ao conhecimento, ainda nos séculos a.C., quando este não era um tema de destaque.
Foi na Grécia que começaram a explorar a ciência, a matemática, a filosofia e a religião. Eles entendiam que a junção dos conhecimentos o aproximavam da verdade e daquilo que faria a sociedade avançar. Foi também nesse espaço que o conceito de democracia deu os seus primeiros passos.
Mitos e arquitetura da Grécia
A Grécia também é muito conhecida pelos seus mitos, que tinham como objetivo ilustrar e explicar acontecimentos da época no formato de histórias. Entre os mais comuns, estão a origem da Medusa, a Caixa de Pandora e o mito do Narciso.
Outro ponto de destaque é a arquitetura, estudada nas faculdades de design de interiores, arquitetura e urbanismo e engenharia civil até os dias de hoje. A beleza e as formas geométricas, desenvolvidas ainda naquela época, são o que mais chamam a atenção.
Principais pontos turísticos
Já deu para ver que a Grécia é um país repleto de história, cultura e beleza. Não é à toa que os turistas se movem aos milhares até o destino. E com tantas riquezas, não poderia ser diferente: existem diversos pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro.
Partenon
Dedicado à deusa Atenas, o Partenon é uma das construções que foram preservadas do período da Grécia Antiga. Ele se destaca pela arquitetura com esculturas decorativas e se tornou um verdadeiro símbolo da democracia para a região.
Delfos
Delfos é conhecida como o centro espiritual do mundo antigo. Isso porque os antigos templos e as casas abrigavam sacerdotes e sacerdotisas do oráculo de Delfos, muito importante e respeitado na época. Hoje, restaram apenas ruínas no local que se tornou ponto turístico.
Olímpia
Você com certeza já acompanhou alguma edição dos jogos olímpicos. Esse nome surgiu por conta da sua primeira sede, a cidade de Olímpia, na Grécia. Ali aconteceram os primeiros jogos da antiguidade que inspiram as competições que acontecem até hoje.
Santorini e Mykonos
A Grécia também é muito conhecida pelas suas ilhas, paisagem que desperta a atenção daqueles turistas que querem curtir e relaxar no país. Santorini e Mykonos se destacam pelas paisagens paradisíacas e pela cultura compartilhada a cada passo.
Por que escolher a Grécia?
Para os turistas, nem sempre é fácil escolher o próximo destino. Afinal, o mundo é repleto de lugares paradisíacos e ricos em cultura para se explorar. A escolha acaba se tornando muito pessoal e influenciada pela variedade e quantidade de coisas a se fazer em cada lugar.
Nesse sentido, a Grécia se destaca por oferecer uma combinação única entre história, cultura e belezas naturais. Em alguns dias no destino, é possível explorar as diferentes camadas e entender que o destino não é amado apenas por ser um “rostinho bonito”.