― Advertisement ―

spot_img

Mutirão de Atendimentos Públicos realiza promoção de cidadania na Escola João Bastos ...

A Prefeitura realizou no último sábado (25) um grande mutirão de atendimentos públicos, envolvendo várias secretarias na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro...

Descida Ecológica no Rio Barra Seca teve aventura e conscientização

 

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo realizou neste domingo, 10 de março, a 2ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca. O evento reuniu amantes de aventuras e praticantes de canoagem e defensores das causas ambientais. Este ano, 39 embarcações participaram da descida com um total de cerca de 70 participantes. Após a chegada dos participantes, o evento foi animado coma apresentação do grupo Pagode dos Parças.

Parceiros

A 2ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca contou com o apoio de vários parceiros, entre eles o Comitê da Bacia do Rio Barra Seca, a Secretaria de Meio Ambiente de Sooretama, e empresa Vale, o Conselho Municipal de Turismo e Conselho da Comunidade São Sebastião do Barra Seca. O evento também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além dos produtores locais Marquinho Calvi, Zequinha Calvi e Denildo Rosa.

Preservar é uma necessidade

“A 2ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca foi um sucesso e essa iniciativa é importante para manter as raízes, preservar o Rio Barra Seca, uma forma de atuar para que ele não seja assoreado mantendo as árvores em volta do rio. Sem água nós não somos nada, portanto é nossa obrigação preservar esse recurso”, destacou o prefeito Marcos Guerra lembrando ainda que, o Executivo enviou para a Câmara Municipal um projeto criando um programa para identificação de nascentes no município.

Implantação do ecoturismo

Além do prefeito Marcos Guerra estiveram presentes o vice-prefeito Elder Sossai, a secretária de Turismo Vera Backer, as representantes da empresa Vale, Fernanda Cravo e Laís Pego, a secretária de Meio Ambiente de Sooretama, Dolores Coli, a presidente do Comitê da Bacia do Rio Doce – CBH, Poliana Carminatti e o representante da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Antônio Oliveira.

“Jaguaré está fazendo a sua parte no sentido preservar as riquezas naturais da região. Estamos reverenciando o Rio Barra Seca, basta lembrar que foi às margens do rio que foram plantados os primeiros pés de café conilon. Portanto esse evento foi mais um passo para conscientização e estabelecimento do ecoturismo”, ressaltou a secretária de Turismo, Vera Backer.

Boas parcerias

A descida contou com a participação de 39 embarcações, entre barcos e caiaques que transportaram cerca de 70 navegantes pelo Rio Barra Seca. Segundo o prefeito Marcos Guerra, o evento é um momento de reflexão para a valorização do ecoturismo e do meio ambiente em Jaguaré em boas parcerias com a Vale, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Sooretama, a Rebio e outros parceiros.

“Todos saíram do evento sabendo da importância da preservação depois de momentos muito importantes, de muita alegria. Quero parabenizar todos os nossos servidores e ressaltar as boas parcerias e, se Deus quiser e nos der vida e saúde, ano que vem vamos ter mais um grande evento”, concluiu o prefeito Marcos Guerra.