― Advertisement ―

spot_img

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

Editoria: IBGE | Esther Gama (sob supervisão dos editores) A Escola Nacional de Ciência Estatísticas (ENCE) prorrogou até o dia 23 de setembro as...

Descida Ecológica no Rio Barra Seca teve aventura e conscientização

 

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo realizou neste domingo, 10 de março, a 2ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca. O evento reuniu amantes de aventuras e praticantes de canoagem e defensores das causas ambientais. Este ano, 39 embarcações participaram da descida com um total de cerca de 70 participantes. Após a chegada dos participantes, o evento foi animado coma apresentação do grupo Pagode dos Parças.

Parceiros

A 2ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca contou com o apoio de vários parceiros, entre eles o Comitê da Bacia do Rio Barra Seca, a Secretaria de Meio Ambiente de Sooretama, e empresa Vale, o Conselho Municipal de Turismo e Conselho da Comunidade São Sebastião do Barra Seca. O evento também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além dos produtores locais Marquinho Calvi, Zequinha Calvi e Denildo Rosa.

Preservar é uma necessidade

“A 2ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca foi um sucesso e essa iniciativa é importante para manter as raízes, preservar o Rio Barra Seca, uma forma de atuar para que ele não seja assoreado mantendo as árvores em volta do rio. Sem água nós não somos nada, portanto é nossa obrigação preservar esse recurso”, destacou o prefeito Marcos Guerra lembrando ainda que, o Executivo enviou para a Câmara Municipal um projeto criando um programa para identificação de nascentes no município.

Implantação do ecoturismo

Além do prefeito Marcos Guerra estiveram presentes o vice-prefeito Elder Sossai, a secretária de Turismo Vera Backer, as representantes da empresa Vale, Fernanda Cravo e Laís Pego, a secretária de Meio Ambiente de Sooretama, Dolores Coli, a presidente do Comitê da Bacia do Rio Doce – CBH, Poliana Carminatti e o representante da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Antônio Oliveira.

“Jaguaré está fazendo a sua parte no sentido preservar as riquezas naturais da região. Estamos reverenciando o Rio Barra Seca, basta lembrar que foi às margens do rio que foram plantados os primeiros pés de café conilon. Portanto esse evento foi mais um passo para conscientização e estabelecimento do ecoturismo”, ressaltou a secretária de Turismo, Vera Backer.

Boas parcerias

A descida contou com a participação de 39 embarcações, entre barcos e caiaques que transportaram cerca de 70 navegantes pelo Rio Barra Seca. Segundo o prefeito Marcos Guerra, o evento é um momento de reflexão para a valorização do ecoturismo e do meio ambiente em Jaguaré em boas parcerias com a Vale, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Sooretama, a Rebio e outros parceiros.

“Todos saíram do evento sabendo da importância da preservação depois de momentos muito importantes, de muita alegria. Quero parabenizar todos os nossos servidores e ressaltar as boas parcerias e, se Deus quiser e nos der vida e saúde, ano que vem vamos ter mais um grande evento”, concluiu o prefeito Marcos Guerra.

 

Ibovespa caiu 1,75%