Uma menina de três anos faleceu com suspeita de ter sido picada por um escorpião na fazenda onde residia, no distrito de Itauninhas, em São Mateus, Norte do Espírito Santo. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) está investigando o caso. Maryah de Oliveira Ouverney Brito foi atendida no sábado (24) e inicialmente levada para um hospital em Pinheiros, devido à proximidade com o local onde a família vive. No entanto, ela foi transferida para o Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, onde morreu na madrugada de domingo (25).
De acordo com a repórter Rosi Bredofw, da TV Gazeta Norte, a picada ocorreu enquanto a menina estava dormindo. Ela acordou chorando e com dor. Vizinhos relataram que o pai da criança pediu ajuda ao gerente da fazenda, e a menina foi socorrida e transportada para o hospital em Pinheiros antes de ser transferida para São Mateus. O gerente mencionou que, apesar dos esforços, o estado da menina piorou, levando a uma parada cardíaca. “Estamos todos consternados. As crianças gostavam muito dela na escola”, comentou o gerente.
Moradores locais informaram que têm visto escorpiões com frequência na região, entre quatro a cinco por dia, mas esta foi a primeira vez que um caso resultou em morte.
A Sesa declarou que tomou conhecimento do incidente no sábado (24) e está acompanhando o caso por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-ES). A Sesa acrescentou que, em conformidade com as normativas médicas e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não divulga informações sobre pacientes das unidades hospitalares estaduais. Detalhes sobre prontuário e estado de saúde são fornecidos apenas aos familiares e responsáveis legais.
O corpo da menina foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) em Vitória para exames e, posteriormente, liberado aos familiares.