A vacina contra a Covid-19 está disponível nas unidades de saúde da rede do SUS para a população em geral. Mas alguns grupos — considerados prioritários pelas autoridades de saúde — têm preferência para receber doses que protegem da cepa em maior circulação no país, a Ômicron XBB.
O Ministério da Saúde já distribuiu doses para estados e municípios para a vacinação de crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com comorbidades, idosos e outros grupos prioritários.
Mas você sabe o porquê de a vacinação ser tão importante para esses públicos? O médico infectologista do Hospital de Base de Brasília, Tazio Vanni, explica.
“Os grupos de risco são pessoas que têm imunossupressão, paciente que tem um câncer, que está usando um anticorpo monoclonal, que tem uma doença autoimune, ele já tem um sistema de defesa diferente, com uma deficiência. Então, quando ele encontra infecção pela Covid, ele não consegue resolvê-la como um paciente imunocompetente.”
O infectologista ainda inclui nesse grupo as gestantes — que durante os nove meses de gravidez passam por uma imunossupressão temporária. E ainda a imunossenescência — que é a redução da imunidade em decorrência do envelhecimento, o que costuma acontecer no nosso organismo a partir dos 60 anos.
Portanto, todos esses grupos e as crianças entre seis meses e cinco anos devem ser vacinados.
Procure uma Unidade Básica de Saúde, leve a caderneta e vacine-se contra a Covid-19.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude<\/a>.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil