Foto: Brenda Silva – SETUR
O Espírito Santo foi palco, entre os dias 8 e 10 de agosto, do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Pedra Azul, Domingos Martins. O evento reuniu governadores e representantes das regiões Sul e Sudeste do Brasil, com o objetivo de debater temas cruciais para o desenvolvimento regional, especialmente no setor de turismo.
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância da integração regional para o fortalecimento das economias locais e a promoção do turismo. Durante os dias de encontro, o Grupo de Trabalho (GT) do Turismo discutiu temas relacionados à Reforma Tributária, à Malha Aérea e à criação de um Observatório do Turismo e Turismo Náutico.
Reforma Tributária
Um dos temas centrais foi a Reforma Tributária e seus impactos no turismo. O professor Paulo Torres, especialista convidado, contextualizou o tema, orientando as discussões do GT. As deliberações destacaram a necessidade de apoio às reivindicações das entidades do setor turístico, enfatizando a importância de priorizar estados cuja economia é mais voltada à produção. A sugestão foi dar atenção ao setor do turismo no Fundo de Compensação previsto para mitigar as perdas da receita decorrentes da mudança na arrecadação.
Observatórios do Turismo
Outro ponto debatido foi a criação de indicadores comuns entre os estados do Sul e Sudeste, que comporão o Painel de Indicadores de Serviços, Emprego, Sustentabilidade, Fluxo Aéreo e Mercado Internacional. Esses indicadores serão atualizados regularmente, com publicação prevista nos sites dos respectivos estados até o próximo encontro do Cosud.
Ampliação da Malha Aérea
A conectividade aérea entre os estados foi outro tema de destaque. Foi instituído um grupo de trabalho para discutir a ampliação de voos diretos, facilitando o deslocamento de turistas e ampliando as oportunidades de negócios e lazer nos estados do consórcio.
Próximos passos
Foram definidos importantes encaminhamentos ao longo do evento. O Espírito Santo ficou responsável por liderar a criação de grupos de trabalho dedicados ao turismo náutico, à malha aérea e ao Observatório do Turismo. Além disso, será criada uma plataforma de compartilhamento de documentos produzidos pelo GT do Turismo. Um calendário de reuniões foi estabelecido, com encontros já agendados para setembro e outubro, focados em turismo náutico e conectividade aérea, respectivamente.
“O Cosud em Pedra Azul não apenas destacou a beleza e o potencial turístico das Montanhas Capixabas, mas também reafirmou o compromisso dos estados do Sul e Sudeste em promover um turismo mais integrado e sustentável, capaz de impulsionar a economia regional. As decisões tomadas pelo GT serão fundamentais para o desenvolvimento do setor e para a consolidação de políticas públicas baseadas em cooperação interestadual”, ressaltou o secretário Philipe Lemos.