Foto: Hélio Filho/Secom
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou, nesta terça-feira (17), uma solenidade em comemoração aos 112 anos de serviços prestados à sociedade capixaba. O evento, realizado no Quartel do Comando Geral, na Enseada do Suá, em Vitória, contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e de outras autoridades.
Em 1912, atendendo a uma demanda da sociedade, o Presidente do Estado do Espírito Santo, Marcondes Alves de Souza, sancionou a lei que criou o Corpo de Bombeiros. Até 1997, a instituição foi um órgão integrante da Polícia Militar do Espírito Santo e, a partir daquele ano, se tornou uma corporação independente.
Suas atribuições vão desde salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, combate a incêndio, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil e segurança contra incêndio e pânico, além de realizar atividades sociais e de prevenção.
“É uma felicidade muito grande poder comemorar esta data considerando o momento único pelo qual passa o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Nos últimos anos, nossa corporação evoluiu, tornou-se destaque em diversas áreas do cenário nacional, cresceu em número de militares, em recursos operacionais, em quantidade de caminhões de incêndios, em unidades de bombeiros no território capixaba, em capacidade de resposta, dentre outros”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.
Cerqueira completou: “Neste momento, podemos nos orgulhar do nosso Corpo de Bombeiros, e ter a certeza de que nosso caminho se propõe ainda mais frutífero nos anos vindouros. A sociedade capixaba conta com um Corpo de Bombeiros forte e capacitado, resultado de um trabalho de planejamento e gestão dos oficiais e praças do CBMES e, destacadamente, de uma liderança séria e comprometida do governador Renato Casagrande e de todo o Governo do Estado.”
Durante a solenidade, foi realizada a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2024. O curso tem como objetivo capacitar o 1º Sargento para o exercício das funções inerentes à graduação de Subtenente, por meio do aprimoramento e atualização de conhecimentos nas áreas de administração, procedimentos em operações bombeiro militar, gerenciamento de ações de defesa civil, com ênfase no cotidiano e práticas reflexivas sistematizadas no processo de integração de gestão em segurança pública.
“Quero cumprimentar cada aluno sargento que está se formando hoje. Neste dia tão especial em que comemoramos o aniversário de 112 anos do Corpo de Bombeiros. Acabamos de assinar uma parceria para monitoramento das mudanças climáticas e os Bombeiros Militares são fundamentais quando alguma intercorrência acontece. Estamos fortalecendo a instituição, seja com novos alunos, com progressão de carreira, com investimentos em infraestrutura, em equipamento e tecnologia. É uma instituição muito importante para sociedade e que está capilarizada em todo o Estado, inclusive em Mimoso do Sul, dando a primeira resposta àquele desastre”, lembrou o governador Renato Casagrande.
Os Alunos Soldados que, atualmente, participam do Curso de Formação de Soldados (CFSd), também vivenciaram um momento especial, com a entrega do cinto vermelho. A partir desse momento simbólico, os alunos estão prontos para deixar para trás a calça jeans azul e a camisa vermelha para usar o tradicional fardamento operacional do CBMES, passando do período de adaptação ao militarismo e iniciando o estudo e práticas das disciplinas, instruções e operações militares.
Ainda durante o evento, foi realizada a formatura da segunda turma da Brigada 21. O grupo, formado exclusivamente por pessoas com Síndrome de Down, recebeu treinamento para atuar como brigadistas eventuais, em uma iniciativa do CBMES em parceria com a Associação Vitória Down. O Projeto Brigada 21 não apenas capacita tecnicamente, mas também reforça valores fundamentais de inclusão e cidadania, consolidando-se como uma referência nacional.
Para encerrar a solenidade, foi entregue o Prêmio Amigo do Bombeiro a personalidades e instituições que contribuem com o trabalho do Corpo de Bombeiros.