Conselhos de Líderes de Turma das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo realizarão, nesta segunda-feira (31), as votações para a escolha de dois representantes por unidade escolar, que vão compor os Comitês Regionais de Líderes. O processo eleitoral tem como objetivo fortalecer a construção da gestão democrática, bem como promover oportunidades que priorizam o desenvolvimento integral do estudante e a participação ativa nos espaços decisórios.
A seleção dos representantes ocorre por meio de eleição direta, gerenciada pelas Comissões Eleitorais Escolares, compostas por representantes dos corpos docente e discente de cada escola, garantindo um processo democrático e participativo.
Os Comitês Regionais de Líderes devem ter um perfil capaz de incentivar positivamente a unidade escolar, desenvolvendo ações de cooperação e protagonismo. Para isso, os eleitos devem apresentar características como bom relacionamento com a comunidade escolar, responsabilidade, presteza, tolerância, organização, boa capacidade para se comunicar, imparcialidade e proatividade.