― Advertisement ―

spot_img

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de abril do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (17) os beneficiários com Número de...

Conselho Estadual de Saúde lança Edital para eleição dos Conselhos Gestores

O Conselho Estadual de Saúde (CES) lançou o Edital nº 001/2024 para eleição dos Conselhos Gestores das Unidades da Gestão Direta da Secretaria da Saúde (Sesa) e contratualizados com o SUS/Sesa – Triênio 2024/2027, de acordo com a Portaria nº 188-R, de 23 de setembro de 2021.

O edital estabelece regras para eleição dos representantes dos Usuários e Trabalhadores da saúde que vão compor os Conselhos Gestores de Unidades Hospitalares Estaduais da gestão direta da SESA, e sob gestão de Organizações Sociais (OS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Consórcios Intermunicipais de Saúde, Fundação e outras estruturas de gestão, conveniados e ou contratualizados com o SUS.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Márcio Romanha destacou a importância da eleição dos Conselhos Gestores para o fortalecimento do SUS capixaba.

“Através da eleição dos Conselhos Gestores teremos a oportunidade de fortalecer a participação e o controle social no SUS. Os Conselhos Gestores são locais onde os Usuários e Trabalhadores podem expressar suas dificuldades e demandas, e possibilitam aos profissionais que atuam no planejamento em saúde, contribuírem com maior assertividade na resolução dos problemas”, completou o presidente, Márcio Romanha.

Já o presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Saúde, João Carlos dos Santos (Barata), destacou a importância desse processo para a construção de um SUS melhor para todos. “Os Conselheiros eleitos poderão ajudar a planejar as políticas de saúde, fiscalizar o governo e, principalmente, verificar se as leis relacionadas ao SUS estão sendo cumpridas. A eleição de cada candidato apresentado fortalece o nosso Conselho e a saúde pública do nosso estado”, destacou

Promoção do exercício do Controle Social

O Conselho Gestor de Unidade Estadual de Saúde é um Órgão colegiado composto por representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores da saúde e usuários das Unidades de Saúde, como forma de assegurar a participação popular na gestão dos serviços de saúde, podendo opinar e sugerir soluções de problemas, para que o produto do seu trabalho alcance bons resultados.

Dando início ao processo eleitoral serão contemplados os serviços de saúde dos municípios da Serra e de Vitória:

Unidades da Serra: Hospital Dr. Dório Silva e Hospital Jaime dos Santos Neves;

Unidades de Vitória: Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), Centro de Hematologia e Hemoterapia do ES (HEMOES), Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), Hospital Estadual Central (HEC), Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SCMV), Pro-Matre, Hospital da Polícia Militar (HPM), Clínica dos Acidentados, Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES), Hospital Santa Rita.

Serviço:

Fique atento às inscrições:

Prazo para inscrições do segmento dos trabalhadores: até o dia 07/04;

Prazo para inscrições para o segmento dos usuários: até o dia 10/04.

O edital completo pode ser conferido no endereço: saude.es.gov.br/eleicoes-2024-2027