― PUBLICIDADE ―

Governo abre crédito especial de R$ 4 bilhões para o Plano Safra

  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O Governo Federal reverteu a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional de suspender os financiamentos da safra 2024/2025 por ordem do...

Conheça raízes capixabas da atriz Fernanda Torres, que poderá dar o primeiro Oscar ao Brasil

A conquista do Globo de Ouro pela atriz Fernanda Torres, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, que narra o drama da família do ex-deputado Rubens Paiva, morto pela ditadura militar brasileira, aumenta as chances da brasileira de competir, com chances de ganhar, na categtoria de Melhor Atriz no Oscar 2025.

Fernandinha, filha da grandiosa Fernanda Montenegro e do capixaba Fernando Torres (que nasceu no antigo distrito de São Miguel dos Veados, em Alegre, na região do Caparaó, em 14 de novembgro de 1927, um ano antes da emancipação em 1928 dando origem ao município de Guaçuí), bateu concorrentes de peso, como Angelina Jolie por “Maria Callas” e Nicole Kidman por “Babygirl“.

Na cidade de Guaçuí, as raízes da família da primeira atriz brasileira a receber o Globo de Ouro, estão preservando com o nome de seu pai, Fernando Torres, dado ao Teatro Municipal, construído em parceria com o Governo do Estado.

Guaçuí era ainda distrito de Alegre quando nasceu Fernando Torres, pai de Fernanda Torres (Foto: Soma Urbamnismo)

Fernando Torres era filho de uma família tradicional e histórica para a pequena Guaçuí. Seu pai, Manuel Monteiro Torres, foi o primeiro prefeito da cidade, sendo uma personagem importante para a história do município. Hoje na sede da prefeitura de Guaçuí é possível ver uma foto da família do primeiro prefeito, na qual Fernando Torres aparece ainda criança.

Fernando Monteiro Torres, falecido em 4 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro, era formado em Medicina, mas, desde cedo, sua grande paixão foi o teatro, onde atuou, produziu e dirigiu diversas peças, além de ter participado de dezenove filmes e várias novelas.

AGRADECIMENTOS

Em seu discurso, ela agradeceu ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos. Surpresa, começou dizendo: “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente.”

Ela prosseguiu: “E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que trajetória, Walter! Também quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou.”

Encerrando seu discurso, Torres relembrou a indicação da mãe, há 25 anos, por “Central do Brasil”: “Vocês não imaginam o quanto isso significa para mim. Por isso, dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha, ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Barker [diretor da Sony Pictures Classics], Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!”

A Variety havia destacado que a brasileira era uma das favoritas ao prêmio.

A publicação destaca que Fernanda Torres “é a única atriz entre os indicados cujo filme também foi reconhecido em outra categoria, concorrendo a Melhor Filme em Língua Não Inglesa“. No entanto, “apesar do forte apoio que Fernanda Torres recebe dos eleitores, Nicole Kidman (“Babygirl“) e Angelina Jolie (“Maria Callas“) continuam sendo concorrentes de peso na disputa”. (Da Redação com G1)

CAPA: Fernanda Torres recebendo o Globo de Ouro. Foto Rich Polk/GG2025/Penske Media via Getty Images

Conheça raízes capixabas da atriz Fernanda Torres, que poderá dar o primeiro Oscar ao Brasil

spot_img
spot_img
spot_img