― Advertisement ―

spot_img

Cerveja, vinho e caipirinha de graça: Pomitafro 2024 deve reunir 40 mil pessoas

A tradicional festa Pomitafro, maior festival de integração étnico-cultural da região sudeste, celebra sua 25ª edição nos dias 30 e 31 de agosto e...

Comunidade rural ganha novo poço artesiano em Conceição da Barra

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a prefeitura de Conceição da Barra (ES), entregou à comunidade de Água Preta, localizada na zona rural do município, mais um poço artesiano que vai beneficiar cerca de 20 famílias da localidade com água de boa qualidade para consumo humano e animal.

Segundo o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, o processo de licenciamento ambiental e a construção do poço foi inteiramente acompanhado e custeado pela Suzano. A prefeitura participou com o fornecimento da área e da energia elétrica, assim como será responsável pelos custos com manutenção de bomba e limpeza.

“Fizemos essa parceria com a prefeitura para a perfuração do novo poço, que vai fornecer água de melhor qualidade e amenizar as dificuldades da comunidade decorrentes do desabastecimento, principalmente nos períodos de seca. A Suzano mantém o diálogo transparente com as comunidades do seu entorno e, dessa forma, está ajudando a mudar a realidade das regiões onde tem atuação”, enfatiza Narcisio.

Com 187 metros de profundidade e vazão de 6 mil litros de água por hora, o poço artesiano conta com um conjunto de motobomba interligado à caixa d’água pública da comunidade, permitindo que os moradores recebam a água potável já encanada em suas residências. O serviço de perfuração foi realizado pela empresa Tintori Poços.

Além de Água Preta, outras comunidades rurais de Conceição da Barra e São Mateus também já foram beneficiadas com a perfuração de poços artesianos custeados pela Suzano, como Córrego do Sertão, Nossa Senhora da Penha, São Jorge e Angelim II. Na comunidade Angelim I, a empresa viabilizou a manutenção e limpeza do poço já existente no local.

Representando a prefeitura de Conceição da Barra, a secretária municipal de Educação, Cristiane de Sousa Sena, agradeceu a parceria da Suzano com o município. “Essa é uma conquista de várias mãos, e a união de forças entre os setores público e privado é muito importante para o nosso município, que tem muitos desafios a serem enfrentados. Quero agradecer a parceria da Suzano, que está sempre apoiando o executivo municipal com iniciativas de melhorias para nossas comunidades”, ressalta a secretária.

Água era retirada de cacimba

A presidente da Associação de Moradores e Agricultores da Comunidade Água Preta (AMACAP), Camila de Jesus Freitas Dutra, lembra que a comunidade não tinha uma fonte de água saudável para consumo. “A gente retirava água de uma cacimba, mas ela estava imprópria para consumo, e por isso era usada apenas para limpeza das casas e banho.  O jeito era sair da comunidade para trazer a água potável de longe. O poço artesiano era um pedido antigo da comunidade e finalmente conseguimos, graças ao diálogo com a Suzano”, afirma.

A doméstica Edirlane da Conceição mora na localidade com o marido e três filhos pequenos. Ela conta que a água de baixa qualidade ocasionava problemas de saúde aos moradores. “A água da cacimba provocava coceira e alergias de pele. Eu ficava muito preocupada com os meus filhos. Estamos muito felizes com essa conquista”, comemora.

Participaram da solenidade de inauguração: os representantes da Suzano Narcisio Luiz Loss e Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti (Relacionamento Social); Alan Mori Brito Soares e Júlio Augusto de Souza Soares (Relações Corporativas); a presidente da Associação de Moradores e Agricultores da Comunidade Água Preta (AMACAP), Camila de Jesus Freitas Dutra; o presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, Isaque Maia Eloi; a secretária municipal de Educação, Cristiane de Sousa Sena; dentre outros funcionários da Suzano, servidores da prefeitura e moradores locais.

Cadastro – Ainda, durante a solenidade, os moradores de Água Preta puderam fazer o cadastro no Bússula Conecta, a plataforma gratuita de emprego desenvolvida pelo Bússola Hub com apoio da Suzano. Um dos gestores da plataforma, Vitor Gabrielli, fez o levantamento dos dados e documentos dos moradores para realizar o cadastro. “Desta forma, o perfil deles estará disponível no sistema para mais de 50 empresas da região que disponibilizam suas vagas de emprego na plataforma”, explica Vitor.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br