O seu site está lutando para obter posições mais altas nos resultados de pesquisa? Se sim, o problema pode estar na otimização da imagem. Sim, você ouviu certo. Os mecanismos de pesquisa não exigem apenas que você otimize o conteúdo. Em vez disso, eles também querem que cada proprietário de site se concentre no SEO de imagens.
Conteúdo bem elaborado combinado com fotos otimizadas proporciona mais resultados. Portanto, sua principal prioridade deve ser alinhar cada imagem com os requisitos do mecanismo de pesquisa. No entanto, o que exatamente você precisa fazer para esse propósito? Bem, se você não sabe, não se preocupe. Este guia cobre algumas dicas comprovadas sobre como otimizar imagens para um melhor desempenho de SEO. Então, vamos começar.
Use O Formato De Imagem Correto
Quando se trata de otimizar imagens para SEO, o formato do arquivo desempenha um papel fundamental. Por impactar diretamente no tamanho da imagem, é fundamental escolher o formato correto. Caso contrário, você poderá enfrentar problemas de velocidade de carregamento do site, o que prejudica a experiência do usuário. Portanto, o formato que você usa não deve criar atrasos quando os motores de busca carregam a página.
Para fotos com mais detalhes e fundo transparente, o formato PNG é o ideal. Da mesma forma, você pode usar o formato JPEG para imagens de alta qualidade, mas de tamanho menor. Webp é outro formato amplamente utilizado. Não afeta a qualidade e o tamanho da imagem, tornando-o útil tanto para gráficos vetoriais quanto para fotos comuns.
Reduza O Tamanho De Todas As Imagens
Como você precisa usar imagens HD na web, isso geralmente leva ao aumento do tamanho geral de uma página da web. Isso ocorre porque as imagens de maior qualidade têm um tamanho maior e contribuem muito para o peso da página. Isso pode diminuir a velocidade do site, levando a uma taxa de rejeição mais alta e a uma classificação de SEO mais baixa.
É por isso que você deve comprimir imagem online antes de carregá-la em seu site. Lembre-se, o tamanho ideal da imagem pode variar dependendo de onde você deseja usá-la. Por exemplo, para postagens de blog, você pode usar imagens com tamanhos variando de 100 kb a 200 kb.
Utilize Imagens Responsivas
Outra estratégia importante de otimização de imagem é usar recursos visuais responsivos em seu site. Lembre-se de que o Google, o mecanismo de pesquisa mais usado, prioriza a indexação que prioriza os dispositivos móveis. Isso significa que as imagens do seu site devem ser otimizadas tanto para telas grandes quanto para telas menores. Portanto, as fotos que você usa devem ser responsivas a todos os tamanhos de tela.
Para isso, você pode usar uma imagem que fique agradável quando cortada na interface móvel. Ou se quiser usar mais de uma imagem na mesma posição, você precisará da mesma imagem em tamanhos diferentes. Em seguida, você pode usar atributos HTML para especificar diferentes versões de imagens para diferentes dispositivos. Por exemplo, uma versão para desktop pode ter 1200 px de largura, enquanto uma versão móvel pode ter 600 px de largura.
Escreva Texto Alternativo Descritivo Com Fotos
Os mecanismos de pesquisa não têm olhos para ver o que aparece em uma imagem. Eles recebem ajuda do texto alternativo para compreender os objetos ou cenas exibidos nas imagens. Este texto também os ajuda a compreender a relevância dos recursos visuais com o conteúdo. Além disso, aumenta as chances de suas fotos aparecerem nas buscas de imagens, gerando mais tráfego. É por isso que você deve usar texto alternativo em cada imagem enviada.
No entanto, às vezes você pode ter dificuldade para descrever uma imagem em texto. Mas não se preocupe, você pode realizar análises dos concorrentes para verificar como eles usaram o texto alternativo com imagem exatamente igual ou semelhante.
Para analisar rapidamente o texto de outras pessoas, você pode pesquisa por foto usando a imagem de referência como uma consulta. A pesquisa o levará a muitas imagens idênticas, onde você poderá revisar facilmente o texto alternativo de várias imagens. Isso o ajudará a usar um texto alternativo descritivo e compatível com SEO para sua foto.
Otimize O Nome Do Arquivo De Cada Imagem
Assim como o texto alternativo, os nomes dos arquivos de imagem também contribuem para ajudar os mecanismos de pesquisa a compreender o conteúdo das imagens. Portanto, junto com outras técnicas de otimização de imagens, você deve se concentrar em manter nomes de imagens com foco em SEO. Isso envolve usar a palavra-chave direcionada relacionada à imagem do nome e evitar nomes genéricos.
Por exemplo, escrever “carro preto na estrada” é muito melhor do que nomear o arquivo “IMG001”. Mantenha os nomes dos arquivos de imagem breves, mas informativos. Quando cada imagem é enriquecida com um nome de arquivo e texto alternativo apropriados, elas se tornam mais merecedoras de classificação em pesquisas direcionadas.
Adicione Urls De Imagens Ao Seu Sitemap
Quer você seja um iniciante ou um especialista em SEO, você deve saber que os mecanismos de pesquisa usam mapas de sites para descobrir e indexar o conteúdo do site. Ao adicionar imagens ao mapa do site, você pode facilitar o rastreamento e a indexação de suas imagens. Você pode fazer isso facilmente usando um plugin eficiente ou um gerador de mapa de site online.
Não importa quantas imagens uma página contenha, certifique-se de que todas elas estejam listadas no mapa do site. Isso aumenta as chances de classificação não apenas em buscas textuais, mas também em buscas visuais. Como resultado, seu site obtém mais visibilidade nos resultados de pesquisa, levando a maior engajamento e leads.
Resumindo
Resumindo, otimizar imagens é tão importante quanto texto. Imagens otimizadas para SEO podem aumentar a classificação do seu site, influenciando positivamente métricas essenciais, como taxa de rejeição, tempo de permanência e taxa de engajamento. Para otimizar imagens, você deve realizar algumas práticas eficazes. Discutimos exaustivamente algumas das técnicas mais utilizadas. Esperamos que você os implemente e aumente sua classificação.