― Advertisement ―

spot_img

Qual o futuro da energia solar?

A energia solar está ganhando força no Brasil como alternativa sustentável. O país tem grande potencial para usar o sol para gerar eletricidade. Isso...

Como escolher o tamanho da gaiola para cada tipo de ave?

Quando compramos um peixinho, qual é a primeira coisa que compramos junto com ele? Sim, o aquário. Assim como acontece com o peixe, é praticamente impossível pensarmos em ter um passarinho de estimação sem contar com a melhor gaiola para que ele se sinta confortável e se desenvolva plenamente. 

Afinal de contas, é ideal que eu compre uma gaiola grande ou pequena? Qual é o melhor material? Onde eu devo colocá-la em casa? São muitas perguntas. Para facilitar a organização, separamos algumas dicas fundamentais que você deverá observar na hora de comprar a sua.

Saiba dos hábitos do pássaro

Agapornis, canario, trinca-ferro, calopsita ou papagaio: cada um deles é diferente um do outro e corresponde a espécies distintas e, por consequência, possuem hábitos diferentes de vida. 

Isso quer dizer que enquanto alguns precisam de espaço para voar dentro da gaiola, como os canários e os trinca-ferros, outros gostam bem mais de escaladas de galhos, como os psitacídeos. 

E aqui entra a importância de você escolher uma gaiola que saiba considerar todas as diversidades que eles possuem para proporcionar um ambiente adequado ao que ele necessita. Assim, você perceberá que eles irão se adaptar muito mais rapidamente.

Saiba o tamanho da gaiola

De modo geral, ouve-se dizer que a gaiola deve possibilitar que a ave consiga abrir 100% suas asas ao estar dentro dela, sem que encoste nas grades ao abri-las. Contudo, essa condição está bem longe de ser o ideal e pode ajudar que a ave desenvolva uma série de doenças físicas e comportamentais.

O tamanho ideal da gaiola deve ser maior que isso. Ela deve ter o dobro do tamanho do seu passarinho, com as asas abertas, no mínimo. Lembre-se também que dentro deste espaço deverão ser acomodados os demais acessórios necessários para a boa condição de vida do animal, como o comedouro, bebedouro, brinquedos… 

Assim sendo, não se esqueça de avaliar o espaço disponível na sua casa para que você acomode a gaiola com segurança. A melhor dica nesse sentido é que você escolha a maior gaiola que cabe no seu orçamento e no seu espaço disponível.

Preste atenção no espaçamento entre as barras

Outra orientação importante na hora de comprar a sua gaiola é observar o tamanho e o espaço entre as barras. Vamos supor que você tenha um pássaro pequeno, mas quer uma gaiola grande. O primeiro passo é analisar se os espaçamentos entre as barras representam algum tipo de perigo para o animal, que poderia tentar uma fuga por ali e acabaria se machucando.

Contudo, as barras não devem ser muito apertadas também, porque pode fazer com que o animal prenda o pé ou bico entre elas. O segredo estará naquelas que tiverem um espaçamento médio entre as barras se comparado ao tamanho do seu pássaro.

Veja mais sobre o material da sua gaiola

Por mais que pareça atraente, principalmente pelo preço que elas têm, as gaiolas de madeira devem ser evitadas, justamente porque essas não são indicadas para todas as espécies. Um exemplo disso são as aves psitacídeos, que têm por natureza o hábito de bicar e, com isso, destroem com muita facilidade as gaiolas, contribuindo para um grande número de acidentes e de fugas inesperadas.

A tradicional gaiola de ferro é a mais indicada. Gaiolas de arame com pintura epóxi também são uma excelente alternativa, porque a pintura previne contra ressecamentos e desgaste do tempo, auxiliando no cuidado e na limpeza das gaiolas.

Prefira gaiolas que tenham trava e fecho

Muitos passarinhos são curiosos por natureza e têm no seu DNA o hábito de bicar, como, por exemplo, os periquitos. Assim sendo, as gaiolas que possuem travas eles conseguem abrir sem muitos esforços. 

Desse modo, é ideal que você preste atenção no tipo de trava que a sua gaiola oferece. Prefira os modelos que são mais resistentes e que apresentem mais dificuldades ao abrir. Se possível, teste o fecho antes mesmo de levá-la para casa.