A organização do Campeonato Rural de Futebol Amador 2025, de Barra de São Francisco, se reuniu no início da noite desta segunda feira (07/01/2025), para dar os últimos ajustes no regulamento oficial e discutir questões técnicas que garantirão o sucesso da competição, considerada o maior e mais disputado evento esportivo do município. O encontro contou com a presença dos membros da comissão organizadora Marcelo Grigório, Osmar Possati e Rhaone Profirio (advogado), este último, responsável pela comissão julgadora do campeonato.
Ajustes no Regulamento
Durante a reunião, com a presença de 12 representantes de equipes, mas com previsão de 20, foram feitos ajustes importantes no regulamento do campeonato, que terá como base normas mais rígidas e detalhadas para garantir a competitividade e a segurança dos participantes. Entre as atualizações mais destacadas, estão as novas regras para a inscrição de atletas e comissão técnica, além da criação de uma comissão disciplinar para gerenciar conflitos e infrações.
“Queremos garantir que todos os participantes estejam cientes das regras, que a competição seja realizada com a máxima transparência e, acima de tudo, que o espírito esportivo prevaleça em todos os momentos”, destacou Marcelo Gragório, Subsecretário de Esportes.
Questões Técnicas Deliberadas
Outro ponto importante debatido na reunião foram as questões técnicas, como o calendário de jogos, critérios de arbitragem e logística dos campos de futebol que receberão as partidas. Com um número expressivo de possíveis equipes inscritas, a organização se comprometeu a manter os campos em perfeitas condições de jogo, garantindo que todas as equipes tenham as melhores condições para competir.
As equipes também discutiram sobre a importância de garantir a integridade física dos jogadores, com a disponibilização de ambulâncias e socorristas nos locais dos jogos. “A segurança dos atletas é nossa prioridade. Vamos trabalhar para que todos joguem com a certeza de que estão sendo bem cuidados, destacou “Osmar Possati”
Alinhamento do Regulamento e Definição das Regras
O principal objetivo da reunião foi ajustar as normas e diretrizes do campeonato, garantindo que todos os participantes, técnicos e torcedores compreendam as regras antes do início dos jogos, integrante da comissão julgadora, destacou que a revisão das regras é fundamental para assegurar que a competição seja justa e transparente para todas as equipes. “Estamos empenhados em proporcionar uma competição equilibrada, onde o talento e o trabalho em equipe serão os principais fatores para o sucesso das equipes”, afirmou Rhaone Profirio.
Durante a reunião de alinhamento do Campeonato Rural de Futebol Amador 2025, a Secretária de Esportes, Graziele Marques, destacou a importância da competição para o fortalecimento da união entre as comunidades rurais do município. “Este campeonato vai além do esporte, é um momento de integração e celebração da nossa cultura. Estamos trabalhando para garantir que todos os aspectos da competição sejam justos, seguros e emocionantes para as equipes e para a torcida. Nosso compromisso é com a qualidade do evento e com a participação ativa da comunidade”, afirmou Graziele, ressaltando o papel fundamental da Secretaria de Esportes na organização e no sucesso da competição.
Nos últimos quatro anos, 2021 a 2024, o prefeito Enivaldo dos Anjos, atraves da secretaria de Esportes e Lazer, valorizou várias competições esportivas e neste novo mandato 2025 a 2028, não será diferente, será melhor ainda.
Próximos Passos
Com o regulamento ajustado e os aspectos técnicos bem definidos, a organização do campeonato já se prepara para a abertura oficial, marcada já para início de fevereiro de 2025.
Durante a reunião, a Comissão apresentou e entregou oficialmente o Regulamento Geral da competição, documento que estabelece as normas e diretrizes que serão seguidas por todos os times ao longo do campeonato. O regulamento aborda temas como inscrições de atletas, formato de disputa, critérios de desempate e penalidades disciplinares, além de enfatizar o compromisso com o espírito esportivo e a convivência harmoniosa entre os participantes.
“Este é um momento de grande relevância para garantir que todos estejam alinhados com as regras e com os objetivos da Copa Rural. Nosso foco é promover o esporte amador de forma organizada, valorizando as comunidades e fortalecendo os laços entre as equipes”, destacou o presidente da Comissão Organizadora.
Os presidentes das equipes também tiveram a oportunidade de discutir questões operacionais e apresentar sugestões para o aprimoramento da competição. Um dos temas de maior destaque foi a logística das partidas, incluindo o calendário dos jogos e a condição dos campos que sediarão as disputas. “É fundamental esse tipo de diálogo para que possamos sanar dúvidas e construir um torneio cada vez mais estruturado. A Copa Rural não é apenas um evento esportivo, é uma tradição que movimenta nossa comunidade”,
Com a entrega do Regulamento Geral, a expectativa agora é que os preparativos avancem em ritmo acelerado. A organização também reforçou o pedido de compromisso dos times com os prazos estipulados, incluindo o envio das listas de jogadores e a regularização de documentação.