Nesta terça-feira (22), a comissão responsável pela elaboração da Proposta do Programa de Valorização Profissional (PVP) da Polícia Militar concluiu a apresentação de seus trabalhos. A reunião, realizada na sala de reuniões do Alto Comando, no QCG, em Vitória, contou com a presença de diretores, comandantes de CPORs e CPOE, sob a supervisão do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Marcio Vieira Hollanda.
A comissão, que iniciou seus trabalhos em abril deste ano, é composta por 14 oficiais e presidida pela tenente-coronel Leomara Ferreira Santana. Com base em pesquisas e premissas básicas, os trabalhos foram organizados em cinco eixos principais: avaliação e reconhecimento do trabalho policial, saúde e qualidade de vida, educação e comunicação social.
Durante a apresentação, a presidente da comissão destacou o alinhamento das propostas ao Planejamento Estratégico da PMES, evidenciando a quebra de paradigmas como a desmistificação da figura do policial herói, a valorização das atividades policiais junto às comunidades e o incentivo ao autocuidado dos profissionais.
Após a conclusão desta fase, as propostas serão encaminhadas às Diretorias e CPORs, que terão 15 dias para análise e envio de sugestões. O material, com as eventuais considerações, será repassado ao Comando para avaliação.
O chefe do Estado-Maior-Geral destacou a relevância do trabalho da comissão para a valorização do principal ativo da PMES: o policial militar. Ele agradeceu o empenho de todos os envolvidos na elaboração da proposta.