― Advertisement ―

spot_img

Comdevit realiza primeira reunião do ano

A 14ª reunião ordinária do Conselho Metropolitano da Grande Vitória (Comdevit) foi realizada na tarde desta terça-feira (27), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, com a participação de secretários de Estado, dirigentes de órgãos e representantes dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

 No encontro técnico, o primeiro deste ano, realizado também de forma on-line e presidido pela secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, foram apresentadas ações já realizadas e em execução pela Administração Estadual, em benefício da população residente na Região Metropolitana, composta pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão.

“É importante destacar a importância do Comdevit não só para o compartilhamento de resultados e conquistas, mas para a construção de novos caminhos para o desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Vitória”, salientou a secretária Maria Emanuela Alves Pedroso. Ela ressaltou também a liderança do governador do Estado,Renato Casagrande, “que faz a vida acontecer no Estado, com o maior volume de investimentos já registrado na história do Espírito Santo”. 

Durante a reunião, o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apresentou um panorama com as principais ações estratégicas do Governo do Estado ligadas ao desenvolvimento metropolitano.

“Em relação à agenda metropolitana, o Espírito Santo está passando por uma verdadeira transformação, com obras relevantes e estruturais, em uma gestão integrada com os municípios. São avanços históricos, beneficiando a população dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, nas áreas de mobilidade, meio ambiente, saneamento e abastecimento, drenagem urbana, entre outras”, frisou Pablo Lira.

Ele falou ainda sobre o apoio financeiro prestado pelo Estado aos municípios capixabas, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – Fundo Cidades, que contempla investimentos públicos em projetos e obras nas áreas de infraestrutura econômica e social. 

“Vale destacar os importantes investimentos feitos pelo Governo do Estado como a ampliação dos recursos do Fundo Cidades, em parceria com os municípios, respeitando critérios técnicos e apoiado no desenvolvimento sustentável dos 78 municípios do Estado”, completou Lira.

Informações sobre o Plano Diretor de Águas Urbanas da Região Metropolitana (PDUA) e do sistema de esgotamento sanitário da extensão da Orla Noroeste, em Vitória, também foram fornecidas pelos representantes da Cesan, Nestor Gorza e Jamil Junior, respectivamente. 

Além do vice-prefeito de Viana, Fábio Dias, e demais representantes das sete prefeituras da Região Metropolitana, entre os participantes estavam os secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; os subsecretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Carlos Guimarães e Zilma Peterli Lyra; o subsecretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Leo Cruz; e o secretário-geral da Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo (MRAES-ES), Sergio Rabello.

Comdevit

Criado em 2005, o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) tem como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum da Região Metropolitana. 

É composto por representantes do Governo do Estado, todos os prefeitos da RMGV e representantes da sociedade civil. Atualmente, a presidência do Conselho vem sendo exercida pela titular da Secretaria do Governo (SEG), tendo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) como órgão de Apoio Técnico e Secretaria-Executiva.