― Advertisement ―

spot_img

Cineclube explora música negra contemporânea em sessões na Faculdade Novo Milênio

Cena do Videoclipe “Vírus do bem, do coletivo Aikaclan

A partir da próxima quinta-feira (17), o Cineclube A Viagem da Canção Sem Fronteiras inicia uma série de quatro sessões na Faculdade Novo Milênio, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. Com entrada gratuita, o evento é uma iniciativa para promover a exibição e o debate de produções capixabas relacionadas à música negra contemporânea, destacando a contribuição de cineastas e artistas negros para a cena audiovisual local.

O cineclube conta com a colaboração dos alunos do segundo período do curso de Publicidade e Propaganda, sob a orientação do professor Luiz Eduardo Neves, que também coordena o projeto.

Na primeira sessão, marcada para as 18h40, serão exibidos três videoclipes que abordam temas, como resistência e superação. “Conflito Iminente”, de MC Anderson feat. Mano Jô, fala sobre a importância de persistir nas batalhas diárias. “Vírus do Bem”, de Danmaker com Aikaclan, revisita o contexto da pandemia, disseminando uma mensagem de positividade. Já “Oito Ventos”, de Aliado Jota, aborda a realidade enfrentada por um jovem negro nas ruas da Grande Vitória, expondo as dificuldades da vida urbana e as mazelas do cotidiano.

Antes das exibições, o evento contará com uma apresentação musical ao vivo de MC Anderson. Após os videoclipes, haverá um bate-papo com os artistas e realizadores audiovisuais. Segundo Neves, é fundamental discutir a relevância da cultura negra para a música. “A diáspora africana deixou um legado cultural riquíssimo, que influencia e enriquece a música contemporânea em diversos gêneros. Estamos falando sobre resistência, expressão e celebração de uma identidade cultural única e diversificada. E, com isso, contribuímos para a valorização da diversidade, o combate ao racismo e a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, disse.

O Cineclube A Viagem da Canção Sem Fronteiras exibirá 12 videoclipes ao longo de quatro sessões. As primeiras sessões acontecem nos dias 17 e 24 de outubro, com três vídeos por encontro, explorando narrativas sobre identidade, resistência e expressão cultural. A programação continua nos dias 07 e 21 de novembro, sempre na Faculdade Novo Milênio.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 15/2022 – Difusão Audiovisual. A ação busca ampliar a visibilidade de artistas locais e promover discussões relevantes sobre identidade e cultura afrodescendente. 

Serviço:

Confira a programação completa de exibições:

Cineclube A Viagem da Canção Sem Fronteiras

Sessão 1 – 17/10 (quinta-feira)
Conflito Iminente, de Ed. Artista: Mc Anderson feat. Mano Jô. Ano: 2024. Duração: 3’52”. 
Vírus do bem, de Danmaker. Artista: Aikaclan. Ano: 2020. Duração: 4’15”.
Oito Ventos, de Luiz Eduardo Neves. Artista: Aliado Jota. Ano: 2015. Duração: 7’48”.
Vitória

Sessão 2 – 24/10 (quinta-feira)
Visão de um jovem, de Ed Carlos. Artista: Fabiano da Serra. Ano: 2023. Duração: 4’43”.
Mãe te darei orgulho, de Fidijane. Artista: Soldado MC. Ano: 2023. Duração: 3’.
Pagando o preço, de Anna Louise e José Maria Silva. Artista: Leoziinho. Ano: 2024. Duração: 3’56”.

Sessão 3 – 07/11 (quinta-feira)
Sonhador, de Rodrigo Psy. Artista: Jr Bocca. Ano: 2022. Duração: 3’44”.
Nem Todo Ouro, de Flora Fiorio. Artista: Dan Abranches feat. Gavi. Ano: 2023. Duração: 4’35”.
Fases e Fases, de Wagner Ivor. Artista: W.I.. Ano: 2023. Duração: 3’15”.

Sessão 4 – 21/11 (quinta-feira)
Flow King Kong, de Lenin Mac. Artista: Alex Emissário. Ano: 2024. Duração: 3’.
O samba e santo, de Eduardo Cunha de Oliveira. Artista: Marcelo Rosário. Ano: 2024. Duração: 7’26”.
Desde Menor, de Marrom. Artista: MC PK7. Ano: 2024. Duração: 2’37”
Local: Faculdade Novo Milênio, Av. Santa Leopoldina, 840 – Praia de Itaparica, Vila Velha. Telefone: (27) 3399-5555