― Advertisement ―

spot_img

Trecho que beneficia 400 mil em PE e PB é inspecionado pelo MIDR

Assim como parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco...

Cerimônia de abertura marca o início da Regional V dos Jogos Escolares, em Linhares

Foto: Yuri Katriel/Sesport

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (20), em Linhares, a cerimônia de abertura da Regional V dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

A competição segue até o próximo sábado (25) e vai contar com a participação de estudantes de oito municípios: Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Linhares, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte e Sooretama. No total, serão 624 atletas, espalhados por 52 equipes, na disputa das modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei.

“Os Jogos Escolares têm sido, mais uma vez este ano, um grande sucesso. Estamos tendo uma adesão boa por parte dos municípios e grandes partidas em todas as regionais. Desejo uma boa competição aos participantes aqui de Linhares, com muita vontade de vencer e dedicação. Declaro aberto a Regional V dos Jogos Escolares do Espírito Santo”, declarou o secretário José Carlos Nunes.

No sábado (18), foi encerrada a Regional IV da competição, em Santa Teresa. Confira no fim do texto a lista com os campeões.

Como é tradição, os vencedores de cada região garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari, em julho. As disputas da categoria infantil serão entre os dias 1º e 06, e da categoria juvenil acontecem entre os dias 08 e 13.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas nos meses de junho e julho, em um total de 16 disputas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez. Para saber mais, clique aqui.

Etapas nacionais
Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Confira os campeões da Regional IV, em Santa Teresa:

BASQUETE

Masculino infantil – EMEF Santa Cruz (Aracruz)

Masculino juvenil – Aracruz

FUTSAL

Feminino infantil – EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi (Aracruz)

Feminino juvenil – Aracruz

Masculino infantil – CMEB Paulo Freire (Aracruz)

Masculino juvenil – Santa Teresa

HANDEBOL

Feminino infantil – EEEFM Eurico Salles (Itaguaçu)

Feminino juvenil – Itaguaçu

Masculino infantil – Darwin (Aracruz)

Masculino juvenil – Aracruz

VÔLEI

Feminino infantil – Darwin (Aracruz)

Feminino juvenil – Seleção de Aracruz

Masculino infantil – EEEFM Professora Aleyde Cosme (Itarana)

Masculino juvenil – Aracruz