spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Influenciador Henrique Maderite é achado morto

O influenciador digital Henrique Maderite, de 50 anos, foi encontrado morto em um haras no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais,...

Câmara recorre, mas Desembargador mantém suspensão de Processo Administrativo contra vereador de Água Doce do Norte

A justiça suspendeu o Processo Administrativo Disciplinar nº 250/2025, na câmara de vereadores de Água Doce do Norte.

A Magistrada ROBERTA HOLANDA DE ALMEIDA afirmou em sua decisão que a fiscalização dos atos do Poder Executivo eLegislativo constitui dever intrínseco ao mandato parlamentar, não podendo tal conduta ser interpretada como quebra de decoro.

Destacou ainda que a instauração de um processo disciplinar com base em tal conduta, a princípio, carece de fundamentos legais e pode configurar um desvio de finalidade. Além disso, viola princípios basilares da Administração Pública, especialmente da moralidade e da impessoalidade, considerando que os mesmos agentes políticos que instituíram a norma serão por ela diretamente beneficiados.

“Ante o exposto, com base no art. 300 do Código de Processo Civil, DEFIRO o pedido de tutela de urgência para determinar a imediata suspensão do Processo Administrativo Disciplinar nº 250/2025, em trâmite na Câmara Municipal de Água Doce do Norte/ES, até a decisão final desta ação, sob pena de incorrerem em crime de desobediência e multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), limitada ao importe de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).”

O objetivo era cassar o mandato do vereador EMERSON GUERSON SALAZAR, o Merson do Zé Manelão.

De acordo com Merson, no legítimo exercício de seu mandato como vereador, apresentou, em 04 de fevereiro de 2025, uma Notícia de Fato perante a Promotoria de Justiça, com objetivo de apuração da inconstitucionalidade do Projeto de Lei Ordinária nº 01/2025 (convertida na Lei Municipal nº 237/2025) e, o possível ato de improbidade administrativa por parte dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal e do Prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincon.

A referida Lei fixou os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais para a mesma legislatura, violando o princípio da anterioridade. Na linguagem popular, vereadores aumentaram os próprios salários e o do prefeito Abraão, dentro da mesma legislatura.

Após noticiar o fato perante a Promotoria de Justiça, foi dado início ao Processo Administrativo Disciplinar nº 250/2025, contra Merson, sob a alegação de quebra de decoro parlamentar, com fundamento em denúncia “caluniosa e destituída de verdade”, agindo com “nítido viés persecutório e motivação político-partidária”.

De acordo com a defesa de Merson, o processo administrativo encontra-se eivado de nulidades e ilegalidades, configurando um claro desvio de finalidade e uma tentativa de retaliação política contra sua atuação fiscalizatória.

A câmara recorreu da decisão, mas o Desembargador RAPHAEL AMERICANO CAMARA seguiu a magistrada e manteve a suspensão.

A decisão do Desembargador destaca que a instauração do processo disciplinar, de forma reativa e imediatamente após o vereador ter exercido sua prerrogativa constitucional de fiscalização ao acionar o Ministério Público, pode representar motivação ilícita na prática do ato administrativo. Nessa medida, o risco consiste no esvaziamento da função fiscalizatória do Legislativo, na intimidação da oposição e no desencorajamento de futuras denúncias, comprometendo a transparência na gestão pública.

O entendimento é que a continuidade do procedimento que pode resultar na cassação do mandato do vereador representa um dano de difícil reparação. A perda do cargo eletivo, além de prejudicar a representação democrática, pode causar danos significativos ao vereador Merson.

A decisão da magistrada e, em seguida, a confirmação da decisão pelo Desembargador, caíram como uma bomba em Água Doce do Norte, pois o prefeito e seus aliados já davam como certa a cassação do mandado do vereador Merson. Na câmara, “o clima é de velório” entre os demais vereadores, que viram seus planos serem desfeitos pela justiça.

Merson foi às redes sociais e agradeceu o apoio que recebeu.

Charles Felisbino, Gustavo Lacerda e o deputado estadual Alcântaro Filho, estiveram no Podcast do SiteBarra, antes da decisão, e comentaram sobre a situação em Água Doce do Norte. Veja vídeo abaixo

 

spot_img
spot_img
spot_img