― Advertisement ―

spot_img

Após alta de 0,58%, saca de soja inicia a quinta-feira (23) custando R$ 134,19

Após alta de 0,58% no último fechamento, a saca de 60 quilos da soja inicia a quinta-feira (23) custando R$ 134,19, em diferentes regiões do...

Calendário dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil: uma celebração de cultura e história

A Secretaria do Turismo (Setur) colaborou para o lançamento do calendário de eventos em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A celebração marca uma homenagem à trajetória extraordinária e à significativa contribuição dos imigrantes italianos para a diversidade cultural e o desenvolvimento do País.

As festividades tiveram início no dia 17 de fevereiro, com a abertura das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, em uma cerimônia emocionante na Praça do Papa, em Vitória. Organizado pela comissão formada pela Setur, Secretaria da Cultura (Secult), Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Comunità, Commites e Amunes, esse evento inaugural foi um momento de reflexão e reconhecimento da importância da chegada dos italianos para a história e identidade do Estado.

Ao longo do ano, o calendário de eventos de celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado contará com festivais gastronômicos, exposições culturais, apresentações artísticas e cerimônias religiosas em diversas cidades do Estado, proporcionando aos participantes uma experiência única e enriquecedora.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou que a imigração italiana desempenhou um papel fundamental na formação da identidade cultural e econômica do Espírito Santo. Ele destacou a diversidade e a riqueza da cultura italiana, desde a gastronomia até as tradições musicais e artísticas, que serão refletidas nos eventos planejados.

“Nossos eventos planejados refletem a diversidade e a riqueza da cultura italiana. Vamos compartilhar essa celebração com todos os capixabas e visitantes e esperamos que esses eventos fortaleçam os laços entre nossas comunidades e promovam um maior entendimento e apreço pela cultura italiana”, disse o secretário Philipe Lemos.

Ele agradeceu a todos os parceiros e colaboradores pelo empenho e dedicação na organização desses eventos. “Que este ano seja marcado por momentos de alegria, reflexão e união, à medida que festejamos o legado duradouro da imigração italiana no Brasil”, salientou Lemos.

No caso, por exemplo, de Santa Teresa, o município é reconhecido como o berço da imigração Italiana no Brasil, conforme a Lei Federal nº 13.617, baseada em pesquisas documentais realizadas pelo Arquivo Público.

O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, destacou a importância dessa data. “Rememorar os 150 anos da imigração Italiana no Espírito Santo, para além de um resgate histórico da formação do nosso Estado, é reconhecer a força empreendedora para transformar sonhos em realidade. Determinação, coragem e resiliência são legados dos primeiros italianos que aqui chegaram e que definem o perfil do empreendedor até os dias atuais. Ao longo de 2024, poderemos celebrar este legado em diversos municípios capixabas. O calendário de eventos foi criado com o objetivo de reunir as diversas celebrações e envolver todo o Estado”, frisou Rigo.

Confira o calendário de eventos em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil clicando aqui.