A Rodovia Governador Mário Covas (BR 101), no trecho que corta o Espírito Santo, em 2023 foi a rodovia do Sudeste com maior percentual de acidentes com vítimas da região que produz 52% do Produto Interno Bruto (PIB). A informação consta de um estudo chamnado Panoram da Infraestrutura-Região Sudeste, produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com os dados compilados da Polícia Rodoviária Federal, em 2023 a BR 101, que já deveria ter sido toda duplicada em dez anos de concessão para a ECO 101, registrou, no trecho capixaba, 1.740 acidentes, dos quais 1.587 com vítimas. Ou seja, 91% dos acidentes tiveram vítimas – mortos ou feridos. Para se ter uma ideia para efeito de comparação, a BR 381, que em Minas Gerais é chamada “rodovia da morte”, registrou no mesmo período 2.638 acidentes, dos quais 2.307 com vítimas (87%).
Em 2023, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados 21.536 acidentes nas rodovias federais localizadas na Região Sudeste. Dos acidentes registrados nesse período, 18.796 apresentaram vítimas, o que representa aproximadamente 87% do total.
Veja o quadro:
O documento da CNI defende a agilização da duplicação de trechos da BR 101 no sentido Sul, principalmente no trecho de Jabaquara a Safra, no trevo para Cachoeiro de Itapemirim, bem como Iniciar e realizar com urgência a duplicação do trecho Serra a João Neiva, no trevo para a BR 259, que liga a BR 101 à BR 116, em Governador Valadares, paralelamente à execução dos contornos de Fundão e Ibiraçu.
O setor defende, também, a elaboração com urgência da modelagem para concessão ou inversão de recursos federais e estaduais para duplicação da rodovia BR 259, que tem trecho crítico de 50 quilômetros entre João Neiva e Colatina, por onde é intenso o tráfego de carretas de carga, especialmente de rochas ornamentais produzidas no Norte do Espírito Santo.
No trecho capixaba da BR 381, a CNI defende a reabilitação com recuperação e implantação de acostamentos
no trecho entre Nova Venecia e Governador Valadares e implantação de terceiras faixas entre Nova Venecia e São Mateus. Incluindo urgente recuperação de queda de barreira próximo a Nova Venecia.
OUTRAS INTERVENÇÕES RODOVIÁRIAS
O documento traz amplo estudo sobre a infraestrutura logística do Espírito Santo e, no setor rodoviário, traz as seguintes proposições:
BR 342: Elaborar projeto de engenharia e implantar o trecho de Sooretama à divisa ES/MG, com extensão de 209,9 km. A BR-342 conecta Carinhanha, no sudoeste da Bahia, a Sooretama, no Espírito Santo, passando por Teófilo Otoni.
BR 447/ES: Melhorar o nível de serviço do corredor logístico com 4,33 km que interliga as BR-262 e BR-101 com o porto de Capuaba, através da conclusão das obras de implantação e pavimentação, incluindo obras de arte especiais.
BR 482/ES: Construir o Contorno de Cachoeiro de Itapemirim/ES) através da implantação, pavimentação e/ou adequação da capacidade do entroncamento com a BR-101 (Safra) ao entroncamento com a BR-484.
ES-257: Realizar obras de restauração e de duplicação no trecho entre a BR 101 e a ES 010.
Contornos Norte e Sul de Aracruz: Realizar as obras de implantação e pavimentação.
ES 445: Reabilitar a rodovia com implantação de terceiras faixas no trecho entre a BR 101 e a ES 010.
ES 264: Reabilitar e pavimentar a rodovia entre a ES 115 e a Chácara Oriente.
Ligação ES 264/Contorno do Mestre Álvaro: implantar e pavimentar rodovia entre a Chácara Oriente e a BR 101 na PBA Stones.
Contorno de Jacaraípe e Nova Almeida: Concluir as obras de implantação e pavimentação da Av. Minas Gerais (ES 115 – Nova Almeida).
ES-010: Reabilitar a rodovia no trecho de Santa Cruz (Final da ponte de Piraqueaçu) a Barra do Sahy (2ª Ponte) e no trecho de Nova Almeida (Praia Grande) a Santa Cruz (Final da Ponte Piraqueaçu).
ES-010: Projetar e construir ponte sobre o Rio Doce conectando o entroncamento da ES 245 com o entroncamento da ES 248.
ES-162: Reabilitar a rodovia no trecho do entroncamento com a BR 101 em Presidente Kennedy ao entroncamento com a ES 060 (Balança), incluindo a implantação de contornos.
ES-060: Recuperar a estrutura da ponte sobre o Rio Itabapoana em Presidente Kennedy para capacitá-la ao tráfego de cargas pesadas.
ES 429: Reabilitar a rodovia no trecho entre o entroncamento com a BR.101 em Palmito e Palmital (p/ Urussuquara).
ES-010/ES-429: Implantar e pavimentar a rodovia no trecho de Pontal do Ipiranga no entroncamento da ES-429 a Urussuquara.
Os trechos das rodovias federais que mais concentraram acidentes na Região Sudeste
foram os da BR-116/SP (3.411 acidentes), BR-381/MG (2.638 acidentes) e BR-1.973/RJ
(1.973 acidentes).