A Escola Forno Grande, localizada no entorno do Parque Estadual Forno Grande, em Castelo, segue sendo palco de atividades de educação ambiental do projeto Biblioteca Itinerante, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As ações mais recentes envolveram pintura em madeira reutilizada, permitindo que os alunos expressassem sua criatividade e, ao mesmo tempo, aprendessem sobre a biodiversidade da fauna local.
Os estudantes tiveram a oportunidade de desenhar e pintar espécies que habitam o Parque Estadual Forno Grande, em uma maneira eficaz e empolgante de sensibilizá-los para a importância da conservação ambiental. A escola já participa do projeto Biblioteca Itinerante desde o ano de 2013.
“O envolvimento e a dedicação da comunidade escolar com o projeto Biblioteca Itinerante são admiráveis. A interação com a leitura tem se mostrado fundamental, não apenas para o desenvolvimento educacional dos alunos, mas também para estreitar os laços entre a comunidade do entorno e o Parque, promovendo maior sensibilização sobre a importância da preservação do ambiente natural que os cerca”, explica a servidora do Iema Janine Scandiani.
Ela conta que a atividade de pintura mostrou o quanto os alunos podem ser criativos quando incentivados de maneira apropriada. “A arte, combinada com a educação ambiental, demonstra ser uma ferramenta poderosa para o engajamento infantil em questões de sustentabilidade e preservação”, completa a servidora.