A população de Barra de São Francisco e dos municípios vizinhos vão contar com um grande avanço na área da saúde. A partir dos dias 29 e 30 de agosto, o Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho passará a realizar cirurgias oftalmológicas ofertadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Na sexta-feira (29), estão programados 107 procedimentos de facoemulsificação (catarata) e 8 exames de ultrassonografia do globo ocular (USG). Já no sábado (30), serão feitos os atendimentos de pós-operatório e mais 90 cirurgias de pterígio.
Até então, pacientes precisavam viajar até Conceição da Barra para realizar esse tipo de procedimento, o que implicava sair de madrugada, por volta das 2h, e retornar somente à tarde. Além disso, era necessário repetir o trajeto no dia seguinte para o acompanhamento pós-cirúrgico. A mudança promete reduzir custos, cansaço e riscos, tanto para os moradores quanto para o sistema de saúde municipal.
O prefeito Enivaldo dos Anjos destacou que a conquista é fruto de articulação junto ao deputado estadual Mazinho dos Anjos.
“Essa conquista também atenderá os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte e Vila Pavão, garantindo mais conforto, segurança e dignidade para a nossa população”, afirmou.
O prefeito em exercício, Wanderson Melgaço, também celebrou a novidade:
“Esse é um passo fundamental para descentralizar atendimentos e oferecer mais qualidade de vida aos francisquenses e moradores da região. Estamos juntos nessa luta para fortalecer ainda mais a saúde pública do nosso município.”
Segundo os secretários municipais de saúde, o transporte sanitário também será desafogado. “As constantes viagens até Conceição da Barra eram cansativas, sobrecarregavam equipes e representavam custos elevados. Agora teremos esse serviço aqui, perto de casa”, ressaltaram.
Para o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o momento representa uma nova fase para a cidade.
“Estamos vivendo um novo momento para a saúde pública local. Esse avanço vai beneficiar milhares de pessoas e mostra o compromisso da gestão com a melhoria contínua do atendimento.” (Da Redação com Secom/PMBSF)

Divulgaçaõ Sesa










