A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira (16) a 1ª Conferência Regional de Políticas Para As Mulheres em Barra de São Francisco. O evento ocorreu das 9h às 16h no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, localizada no bairro Irmãos Fernandes e reuniu representantes dos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Águia Branca.
Em um dia histórico, o momento foi de união de vozes, ideias, experiências e lutas para fortalecer a democracia, ampliar direitos e reafirmar o compromisso de todos com as políticas para as mulheres.
Com o tema — “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência contou com a participação da Subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Fabiana da Silva Araújo Malheiros e a Vice-presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos das Mulheres, Maria José Marcondes Pimenta.
A solenidade reuniu autoridades municipais e regionais, como o prefeito em exercício de Barra de São Francisco, Wanderson Melgaço; o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas para Mulheres de Barra de São Francisco, Mauricio Vieira dos Santos Marins; a secretária de Assistência Social de Barra de São Francisco, Cleidmar de Almeida Rezende, dentre outras secretárias municipais de Barra de São Francisco; Participaram também, a Vice-Prefeita de Água Doce do Norte, Vilminha Costa Aquino; A Secretária Municipal de Assistência Social de Água Doce do Norte, Maria Aparecida Rocha; A Secretária Municipal de Assistência Social de Ecoporanga, Sônia Maria Mariano Nicoli; A Secretária Municipal de Assistência Social de Águia Branca, Glaucia Diniz de Farias; o Promotor Criminal Dr. Marcelo Victor Amorim Gomes de Melo; a Cabo da Polícia Militar da Patrulha Maria da Penha do 11º Batalhão de Barra de São Francisco, Thamara Milla Nunes Gonçalves; servidores municipais de todos as cidades integrantes e populares.
O prefeito Wanderson Melgaço, destacou a importância da presença das mulheres em várias secretarias municipais de Barra de São Francisco e delas terem uma secretaria dedicada às políticas para elas no município. “A gente sabe que fomentar essas políticas públicas não é só uma forma de cuidar das mulheres, mas é também uma forma de agradecer a elas por tudo aquilo que elas fazem pelo município e pela sociedade”, ressaltou Melgaço.
Segundo o secretário anfitrião de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres, Maurício Marins, a Conferência realizada neste dia 16 de julho, não acontece há 10 anos. Por isso a necessidade de realiza-la ser tão importante. “É a abertura de uma porta, a qual pode trazer recursos e ampliar o direito das mulheres. E hoje, nada melhor do que honrar as mulheres, ampliando os seus direitos para poder demonstrar a gratidão do seu serviço para nós”, destacou Marins.
A Subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres e também palestrante do evento, Fabiana da Silva Araújo Malheiros, destacou a importância da conferência para a criação de propostas de políticas públicas para as mulheres. Ela citou algumas conquistas recentes para as mulheres. “Desde o voto até a lei Mariana Penha, a lei do feminicídio, a conquista da igualdade salarial entre homens e mulheres, da gente poder, enquanto mulher, viver livre, ser dona do nosso corpo, ser dona dos nossos fazeres. Então, tudo isso foi uma conquista de muitos anos, e o que a gente tem que propor, eu acredito, é que a gente mantenha essas conquistas e conquistemos ainda mais”, concluiu Malheiros.
Durante a programação, foram apresentados os quatro eixos temáticos da conferência. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater e formular propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Políticas Para as Mulheres, prevista para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de agosto, em Aracruz.
As propostas discutidas foram aprovadas em plenária, e os delegados de cada cidade participante representarão seus municípios na etapa estadual.
Ao longo do dia, a organização ofereceu lanches e um almoço gratuito aos participantes.
















