Guardadas as devidas proporções, o município de Barra de São Francisco, na região Noroeste do Espírito Santo, está criando sua versão do programa “pé-de-meia” do Governo Ferrovias para incentivar o progresso escolar de estudantes de escolas públicas.
Alunos do 9° ano da rede pública de Barra de São Francisco receberão uma ajuda de custo de R$ 200,00 mensais para participarem do programa que visa ao seu acesso à educação profissionalizante no ensino médio.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), adotou o projeto Partiu IF 2025, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco.
OBJETIVO
O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
A rede municipal de educação de Barra de São Francisco conta com aproximadamente 275 alunos do 9º ano aptos a se inscreverem no edital.
“A gestão municipal, por meio da secretaria, está de mãos dadas com o IFES para o fortalecimento da educação pública em nosso município”, disse a assessora de Governo Delma Ker.
As aulas do curso ocorrerão entre abril e dezembro de 2025, às terças e quintas-feiras, no período vespertino.
Os estudantes selecionados receberão, mensalmente, a ajuda de custo, condicionada ao cumprimento do percentual mínimo de 75% de frequência nas atividades do curso.
As equipes gestoras das escolas estarão à disposição para auxiliar os estudantes e familiares na realização das inscrições, bem como oferecer orientações em caso de dúvidas.
De acordo com o edital, o objetivo principal é oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado de conteúdos referentes às áreas de Português, Matemática e Ciências da Natureza, alinhados às expectativas de aprendizagem e adaptação ao Ensino Médio, adotadas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
As aulas e atividades específicas fortalecerão as bases necessárias e proporcionarão oportunidades educacionais igualitárias.
Podem se inscrever estudantes do 9º ano que tenham cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública e cujas famílias possuam renda de até um salário mínimo por pessoa.
O programa tem 40 horas de cada disciplina e 40 horas de atendimento individualizado para oferecer suporte completo aos estudantes.
Para acessar o Edital (CLIQUE AQUI)
Para realizar a inscrição (CLIQUE AQUI)
