O município de Barra de São Francisco prestou, nos últimos quatro anos, 227.708 atendimentos de saúde especializada e exames de média e alta complexidade em sua rede de atendimento público. Foram 183.091 atendimentos no Centro de Especialidades Alvino Campo (pavilhão) e 17.524 atendimentos em saúde mental e outros 27.368 fora do município.
Isso significa um aumento de 172% em relação aos quatro anos anteriores, quando foram 83.697 atendimentos. É como se cada habitante do município tivesse passado cinco vezes por esses serviços nesse período.
Os números estão nos relatórios elaborados pela Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando do secretário Elcimar de Souza Alves desde meados de 2021, primeiro ano da atual gestão.
Segundo Elcimar, esse desempenho foi possível por conta dos investimentos feitos pela administração, dentre outros, no aumento das especialidades ofertadas, de 11 para 19.
O município já oferecia Psiquiatria, Psicologia, Reumatologia, Fonoaudiologia, Dermatologia, Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Gastroenterologia e Oftalmologia. Nos últimos quatro anos, acrescentou Pediatria, Nutrição, Nefrologia, Urologia, Mastologia, Pneumologia, Endocrinolgia e Neurologia.
“Ainda fizemos outros 27 mil atendimentos especializados fora do Município, especialmente cirurgias de cataratas, que são feitas em Conceição da Barra, e tratamento de câncer em Vitória. Mas vamos avançar e, se Deus quiser, conseguir instalar a unidade de tratamento oncológico do Hospital Bom Samaritano, de Governador Valadares, aqui no município”, disse Elcimar.
Nas Unidades Básicas de Saúde, o município fez quase 100 mil atendimentos em média por ano. Segundo dados levantados até a última sexta-feira (13), foram 387.797 atendimentos pela rede pública municipal, um aumento de 11,3% em relação aos quatro anos anteriores, quando foram feitos 348,469 atendimentos.
O município está investindo, em convênio com a Secretaria de Estado de Saúde, quase R$ 13 milhões na reforma e ampliação de cinco unidades de saúde no bairro Irmãos Fernandes, sede, que será de nível 2, com duas equipes médicas, além de Cachoeirinha de Itaúnas, Santo Antônio, Vargem Alta e Monte Sinai.