spot_img

― PUBLICIDADE ―

Sabatina de Jorge Messias para vaga no STF será dia 29 de abril

Luciano Nascimento A sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, para vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), será no dia 29 de abril.  A...

Barra de São Francisco abre inscrição para eleição suplementar de conselheiros tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, divulgou um edital que abre o processo de escolha suplementar para novos membros do Conselho Tutelar do município. A seleção ocorre devido à renúncia de conselheiros titulares e à ausência de suplentes disponíveis para ocupar as vagas.

As inscrições estarão abertas de 7 a 13 de outubro de 2025, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Coronel Djalma Borges, nº 122, Centro.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pessoalmente ou por procuração. Entre os requisitos exigidos para concorrer estão: Ter mais de 21 anos; Ensino médio completo; Idoneidade moral comprovada; Residência em Barra de São Francisco; Aprovação em prova de conhecimentos específicos sobre os direitos da criança e do adolescente.

Os candidatos também precisam apresentar certidões negativas cíveis e criminais, título eleitoral, CPF, RG e comprovante de residência dos últimos três meses.

Segundo o edital, publicado nesta segunda-feira (6), o processo busca garantir a continuidade dos atendimentos à população e o cumprimento do mandato vigente de 2024 a 2028.

Vagas e remuneração

Ao todo, serão seis vagas abertas, sendo uma para conselheiro titular e cinco para suplentes. O mandato terá duração de dois anos e um mês, com início em 17 de novembro de 2025 e término em 9 de janeiro de 2028.

O cargo tem carga horária de 44 horas semanais e remuneração mensal de R$ 2.743,13. O exercício da função é considerado de relevância pública, mas não gera vínculo empregatício com o Poder Executivo Municipal.

Etapas do processo

O processo de escolha será composto por várias fases:

  1. Inscrição das candidaturas;

  2. Prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório;

  3. Apresentação pública dos candidatos;

  4. Eleição direta, com voto facultativo e secreto dos eleitores de Barra de São Francisco.

A prova de conhecimentos será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, na Escola Municipal EMEFTI Ozéias Rezende, às 8h. A avaliação abordará o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e noções de redação oficial, totalizando 30 pontos. Os candidatos precisam alcançar 60% de acertos para seguir no processo.

A eleição dos conselheiros tutelares está marcada para o dia 9 de novembro de 2025, das 8h às 17h, em locais que ainda serão divulgados.

Propaganda e regras eleitorais

A campanha dos candidatos será permitida apenas após a divulgação da lista final de habilitados. O edital proíbe o uso de estrutura pública, propaganda em rádio, TV, outdoors ou carros de som, bem como o abuso de poder econômico ou religioso.

Todo o processo será fiscalizado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e conduzido pelo CMDCA, conforme a legislação federal e municipal.

Mais informações, incluindo o edital completo e futuras publicações sobre o processo, estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Barra de São Francisco: www.pmbsf.es.gov.br.

 

spot_img
spot_img
spot_img