Existem algumas boas práticas que não podem ficar de fora quando o objetivo é realizar uma gestão de fornecedores para o varejo realmente eficiente. Entre elas estão identificar as necessidades do seu negócio, formalizar a parceria comercial, diversificar a rede de abastecimento, entre outras relacionadas.
Quando você adota medidas como essas, evita uma série de problemas para a sua empresa. Afinal, estará contratando somente fornecedores aptos, qualificados, que garantem o atendimento dos prazos e o padrão de qualidade dos insumos e serviços.
Encontrar parceiros de fornecimento com essas características é fundamental, pois protege seu negócio de riscos financeiros, de desabastecimento, reputacionais, jurídicos, entre vários outros.
Porém, não basta apenas contratar as melhores empresas fornecedoras para atender a sua. É preciso, também, fazer todo o acompanhamento de desempenho enquanto durar o contrato entre vocês.
Por isso, uma gestão de fornecedores para o varejo realmente inteligente envolve diversas etapas, inclusive algumas críticas, que se não tratadas da maneira certa, podem comprometer seriamente o funcionamento do seu negócio.
Para ajudar você com isso, trouxemos neste artigo sete boas práticas de gestão de fornecedores para o varejo fáceis de serem implementadas, mas que trazem ótimos resultados.
Continue a leitura e confira agora mesmo cada uma delas.
7 boas práticas de gestão de fornecedores para o varejo
Para fazer uma gestão de fornecedores para o varejo eficaz, o mais indicado é que você:
- identifique exatamente o que seu negócio precisa;
- realize um bom processo de homologação;
- formalize a parceria comercial;
- estreite o relacionamento com fornecedores;
- acompanhe de perto do desempenho desses parceiros;
- diversifique sua rede de abastecimento;
- use a tecnologia a seu favor.
1. Identifique exatamente o que seu negócio precisa
O varejo tem particularidades que outros setores não têm. Dependendo do modelo de negócio, por exemplo, todo o fluxo de vendas é baseado na entrega de mercadorias feitas por fornecedores.
Imagine uma loja de calçados. Por não ser fabricante, depende do recebimento desses produtos para ter o que expor na vitrine e vender para o público, concorda? Logo, trabalhar com empresas fornecedoras confiáveis é essencial.
E para descobrir quais são essas empresas, o primeiro passo é identificar as necessidades de abastecimento do seu negócio. O motivo é que existem diferentes tipos de fornecedores e cada um entregará algo específico.
No caso, eles podem ser:
- monopolistas: que comercializam itens exclusivos e, por isso, não têm concorrentes, ou têm poucos;
- habituais: que trabalham com produtos/serviços comuns a vários setores;
- especiais: que fornecem apenas bens raros ou pontuais.
Ao saber o que seu negócio precisa, fica mais fácil descobrir como encontrar fornecedores no varejo para atender essa necessidade.
2. Realize um bom processo de homologação
A homologação de fornecedores é um processo que inclui a qualificação e a validação de uma empresa. Ele tem por objetivo garantir que o seu negócio seja abastecido da maneira certa e com os menores riscos possíveis.
Uma das primeiras etapas é a análise do cadastro do fornecedor. Nele devem estar reunidos todos os dados que identificam esse parceiro em potencial, tais como CNPJ, endereço, ramo de atividade, representante legal, entre outros. Porém, a homologação não se resume a essa verificação.
Para garantir uma gestão de fornecedores para o varejo realmente eficiente, é essencial avaliar também:
- validade de licenças e certificações;
- modo de atuação frente a questões socioambientais;
- cumprimento de leis fiscais, tributárias e trabalhistas;
- riscos jurídicos, financeiros, reputacionais, entre outros.
3. Formalize a parceria comercial
Jamais deixe de formalizar qualquer tipo de parceria comercial. Ao colocar no papel tudo o que foi acordado verbalmente com o fornecedor você garante os direitos da sua empresa e evita diversos problemas no futuro.
Quando for elaborar um contrato para assinar com o fornecedor escolhido, use uma linguagem clara e de fácil compreensão para ambos, e que não abra espaço para interpretações equivocadas.
Não deixe de inserir cláusulas que deixem claro os direitos, deveres, responsabilidade e obrigações de cada um e também questões como:
- meios, formas e prazos de pagamento;
- fluxo de entrega;
- penalidades caso uma das partes descumpra alguma condição.
4. Estreite o relacionamento com fornecedores
Uma parceria comercial precisa de regras e de respaldo jurídico. Porém, isso não quer dizer que ela precisa ser “engessada”.
Se conseguir estruturar um relacionamento estratégico com seus fornecedores, poderá obter vantagens como:
- abertura de espaço para negociações melhores;
- possibilidade de chegar a preços mais baixos ou prazos de pagamento mais longos;
- transparência nas negociações;
- aumento da transparência do fluxo de pedido de compras;
- compartilhamento de conhecimento e informações;
- entre várias outras.
5. Acompanhe de perto do desempenho desses parceiros
Não basta saber como encontrar fornecedores no varejo e a maneira certa de se relacionar com eles. Uma boa gestão envolve também avaliar como está a performance deles ao longo da contratação.
Esse cuidado é importante porque uma empresa que se mostra em conformidade no início da parceira pode ter problemas legais que mudam essa condição com o passar dos meses.
Além disso, é essencial certificar se os prazos de entrega continuam sendo cumpridos, e se a qualidade dos itens continua a igual a que era entregue no começo.
6. Diversifique sua rede de abastecimento
Para realizar uma boa gestão de fornecedores para varejo, você também precisa pensar em diferentes cenários.
Questões econômicas, mudanças de mercados e alterações no comportamento dos consumidores são exemplos de fatores que devem ser considerados. Somente dessa forma é possível preparar o seu negócio para enfrentá-los.
Seguindo essa linha de raciocínio, os fornecedores precisam ser flexíveis o suficiente para acompanhar essas mudanças e manter a capacidade de abastecer a sua empresa.
Diversificar sua rede de abastecimento é uma das melhores maneiras de conseguir isso. Assim, caso uma empresa fornecedora não consiga atender a sua, você tem a chance de recorrer a outra rapidamente.
7. Use a tecnologia a seu favor
Para aumentar a eficiência de todas essas boas práticas que citamos, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental.
Um SRM, por exemplo, é um sistema de gestão de relacionamento com fornecedores. Com ele é possível otimizar o processo de homologação e de avaliação de desempenho, analisar documentos automaticamente e muito mais.
E se utilizar um software que se integra com outras ferramentas que já utiliza no seu negócio, como ERP e sistema de compras, pode aproveitar dados, informações e cadastros e deixar a gestão de fornecedores ainda mais dinâmica e precisa.
Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM do futuro. Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.