Por Cíntia Zaché, da Rede Notícia
Em parceria com o Sebrae/ES, a Rede Notícia continua hoje uma série de reportagens que traz “Histórias que Inspiram” e que buscam valorizar o empreendedorismo. Um produto artesanal, que tem a madeira como carro-chefe e que também utiliza a restauração para compor cada peça. Assim é a ResiMar, uma empresa localizada em Boa Esperança que, além de produzir peças novas, consegue aproveitar aquilo que iria para o lixo e transformar em algo novo.
Cadeiras, mesas aparador, mesas de centro, tábuas de corte e de frios, bandejas — tudo passa pelas mãos do artesão José Marcos Pereira, que começou no ramo de dar vida à madeira há cinco anos.
Para produzir ou reciclar cada peça, o artesão utiliza também o porcelanato líquido, que modifica completamente e dá uma nova repaginada a cada item produzido.
“Eu sempre gostei de objetos de madeira, e depois que a gente começa a trabalhar com isso, é apaixonante, algo realmente prazeroso”, pontua.
Com os pedaços de madeira seca que são coletados no mato e algumas peças adquiridas em madeireiras e serrarias oriundas de manejo, o artesão reaproveita madeira de demolição e a reutiliza. Além disso, também realiza restauração de móveis e utiliza resina em algumas peças para complementar a estética do objeto.
De acordo com Marcos, suas fabricações autorais também se tornam peças únicas no mercado, ou seja, cada cliente recebe um trabalho exclusivo.
O começo
José Marcos Pereira é tenente reformado da Polícia Militar e, com a aposentadoria, afirma que buscou algo para fazer, para ocupar o tempo.
“De início, eu comprei um sítio e pensei em ficar cuidando dele, mas, conversando com um amigo, ele me indicou este negócio e eu resolvi tentar. Comecei no terraço, mas o negócio foi crescendo, ocupei a sala também. Chegou uma hora que não dava mais, precisei alugar um ponto. Hoje estou aí! O negócio deu muito certo e vivo lotado de encomendas”, comenta.
Para dar início a tudo, o artesão fez curso, se profissionalizou e hoje a ResiMar é um verdadeiro sucesso. Marcos tem clientes por toda a região do Espírito Santo, Sul da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há peças que ele demora até um ano para fazer; outras levam menos tempo — uma semana, ou até menos.
“Só que, se for fazer uma encomenda de algo que seja menos demorado, é preciso pedir com antecedência, pois as encomendas são em grande número”, explica.
Ele, que começou sozinho, hoje conta com mais dois colaboradores. Outro ponto relevante, segundo Marcos, é o apoio do Sebrae, que, com capacitação e instruções, tem contribuído para o crescimento da empresa.
“O apoio do Sebrae é importante. Eles têm uma visão fundamental para os negócios, um olhar diferente e técnico. É algo que realmente vale a pena”, narra.
Interessados em acompanhar o trabalho de José Marcos ou encomendar uma peça podem entrar em contato através do Instagram @resimarepoxi ou pelo telefone (27) 99948-2737.











