― Advertisement ―

spot_img

Trabalhador de terceirizada da EDP morre em queda de poste em Montanha

  Um homem identificado como Reinaldo dos Reis, funcionário de uma empresa terceirizada da EDP, morreu na queda de um poste durante o trabalho nesta...

Aposentados e pensionistas do IPAJM: chegou a hora do Recadastramento 2024

O Recadastramento de 2024 dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) começou nessa quinta-feira (1º). O processo tem duas etapas obrigatórias, a presencial, que deve ser feita numa das agências do Banestes, e a atualização de dados cadastrais, no site www.ipajm.es.gov.br. Os beneficiários aniversariantes de janeiro a abril serão os primeiros a fazer o procedimento.

São três períodos, no total, divididos com base nos meses de aniversário do aposentado e/ou pensionista, conforme mostra a tabela acima. O coordenador do Recadastramento do Instituto, Gabriel Duque, orienta quanto à necessidade de ficar atento a esses prazos. “Atenção ao seu período, beneficiário! Acompanhe de perto e não perca o momento certo de fazer o procedimento. Para garantir a manutenção do pagamento do benefício as duas etapas do recadastramento precisam ser concluídas”, enfatizou o coordenador.

Exemplificando, se João (nome fictício) é aniversariante de março, ele terá até abril para se recadastrar. Maria (nome fictício) faz aniversário no mês de maio, e, por isso, pertence ao segundo período. O beneficiário tem de maio até o último dia de agosto para fazer a sua prova de vida e a atualização cadastral. Já Bernardo (nome fictício) e Julia (nome fictício) são aniversariantes dos meses de outubro e novembro, respectivamente. Eles são do terceiro grupo e terão de setembro a dezembro para proceder com o recadastramento.

Prova de Vida 

Para fazer a Prova de Vida basta comparecer a qualquer agência do Banestes – distribuídas por todo o Espírito Santo – portando documentos de identificação com foto – como carteira de identidade ou motorista – e CPF. Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais. 

Confira aqui a agência mais próxima de sua residência. 

Atualização Cadastral 

A atualização de dados cadastrais deve ser realizada no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, dentro do banner do Recadastramento. 

No conteúdo desse banner, há um ícone vermelho e em destaque intitulado “CLIQUE AQUI”, como mostra a imagem A abaixo. Clicando nesse item o beneficiário será direcionado à página (imagem B) onde procederá com a atualização cadastral.

Imagem A

Imagem B

Casos específicos 

Aposentados e pensionistas que moram fora do estado do Espírito Santo devem fazer a etapa de prova de vida por meio de formulário específico (clique aqui) . O beneficiário incapaz e impossibilitado de se locomover até uma agência do Banestes também procederá com a prova de vida por formulário específico (clique aqui) seguindo as orientações da Portaria do Recadastramento/2024, a de nº 13-R.

Os formulários citados, bem como documentação constante na normativa, deverão ser enviados, preferencialmente, via sistema e-Docs (www.acessocidadao.es.gov.br) ou na impossibilidade, entregues na Central de Atendimento do IPAJM, ou ainda, enviados por correspondência. Leia a Portaria nº 13-R que dispõe das normas e diretrizes do Recadastramento de 2024 e entenda todos esses detalhes.

Serviço:

  • Recadastramento de 2024 do IPAJM: duas etapas obrigatórias, presencial no Banestes e atualização cadastral, no site do IPAJM,
  • Aposentados e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Ministério Público, abrangidos pela Lei Complementar nº 282/2004, e os militares da Reserva, os Reformados e os pensionistas de militares, abrangidos pela Lei Complementar nº 943/2020;
  • Dúvidas? (27) 3201-3180;
  • Perguntas e respostas, clique aqui!;
  • Portaria nº13-R do Recadastramento/2024. Leia aqui na íntegra!.

Informações aos beneficiários – (27) 3201-3180.