Quatro municípios da Região Noroeste do Espírito Santo estão recebendo mudas do projeto Arranjos Produtivos nesta sexta-feira (21). As distribuições gratuitas acontecem para agricultores familiares de Mantenópolis, Vila Pavão, Águia Branca e São Domingos do Norte.
As entregas são de mudas de café conilon, café arábica e cacau em Mantenópolis; de cacau para Águia Branca; e de cacau e maracujá em São Domingos do Norte. Em Vila Pavão, o projeto distribui 4 mil mudas de maracujá, 10.500 de cacau e 11.950 de pimenta-do-reino.
“Esse projeto é muito importante para o nosso município, porque fortalece a diversificação da cultura. Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao governo do Estado pela iniciativa”, disse o prefeito de Vila Pavão, João Trancoso (PSB).
Diversificação de culturas
O técnico Felipe Firmino, que atua na Região Noroeste, ressaltou o trabalho de incentivo à diversificação de plantio. “Em Vila Pavão, por exemplo, a maior parte dos produtores trabalha com café conilon. Nosso trabalho é dar orientações sobre o café e também sobre outras culturas, como o cacau e o maracujá, mostrando que vale a pena diversificar, assim eles sentem confiança de fazer outros plantios”, explica Firmino.
O Projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), em parceria com o governo do Estado e apoio de 27 prefeituras. Durante a entrega em Vila Pavão, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), falou sobre os planos para o projeto.
“O Arranjos Produtivos leva conhecimento para o homem e a mulher do campo, por meio do trabalho incansável dos técnicos. Nós apoiamos a diversificação do plantio, para que o agricultor familiar não dependa de apenas uma cultura. Com o apoio do governo do Estado, queremos levar o projeto aos 78 municípios do Espírito Santo”, disse o presidente. O evento em Vila Pavão contou com a presença também da deputada estadual Raquel Lessa (PP).
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. Além de mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma. Atualmente, são 27 municípios participantes.