― PUBLICIDADE ―

“O bem que quero para minha família, quero para os outros”, fala o agricultor Pedro Paulo Colonno

Por Cíntia Zaché, da Rede Notícia A Loja Universo Orgânico é uma junção de associados, que disponibilizam seus produtos na unidade, cultivados sem agrotóxicos, e...

Agricultores da Região Noroeste recebem mudas

Quatro municípios da Região Noroeste do Espírito Santo estão recebendo mudas do projeto Arranjos Produtivos nesta sexta-feira (21). As distribuições gratuitas acontecem para agricultores familiares de Mantenópolis, Vila Pavão, Águia Branca e São Domingos do Norte.

As entregas são de mudas de café conilon, café arábica e cacau em Mantenópolis; de cacau para Águia Branca; e de cacau e maracujá em São Domingos do Norte. Em Vila Pavão, o projeto distribui 4 mil mudas de maracujá, 10.500 de cacau e 11.950 de pimenta-do-reino.

“Esse projeto é muito importante para o nosso município, porque fortalece a diversificação da cultura. Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao governo do Estado pela iniciativa”, disse o prefeito de Vila Pavão, João Trancoso (PSB).

Diversificação de culturas

O técnico Felipe Firmino, que atua na Região Noroeste, ressaltou o trabalho de incentivo à diversificação de plantio. “Em Vila Pavão, por exemplo, a maior parte dos produtores trabalha com café conilon. Nosso trabalho é dar orientações sobre o café e também sobre outras culturas, como o cacau e o maracujá, mostrando que vale a pena diversificar, assim eles sentem confiança de fazer outros plantios”, explica Firmino.

O Projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), em parceria com o governo do Estado e apoio de 27 prefeituras. Durante a entrega em Vila Pavão, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), falou sobre os planos para o projeto.

“O Arranjos Produtivos leva conhecimento para o homem e a mulher do campo, por meio do trabalho incansável dos técnicos. Nós apoiamos a diversificação do plantio, para que o agricultor familiar não dependa de apenas uma cultura. Com o apoio do governo do Estado, queremos levar o projeto aos 78 municípios do Espírito Santo”, disse o presidente. O evento em Vila Pavão contou com a presença também da deputada estadual Raquel Lessa (PP).

O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. Além de mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma. Atualmente, são 27 municípios participantes.

spot_img
spot_img
spot_img