― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Nova Venécia distribui material didático complementar para fortalecimento da alfabetização

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Governo do Estado, por intermédio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), deu início à distribuição do 1º caderno do Material Didático Complementar para ser trabalhado no 1º trimestre.

Os estudantes vão receber três cadernos, um para cada trimestre, produzidos pelo Paes, para todas as 43 escolas do ensino fundamental anos iniciais da rede municipal, sede e campo. Cerca de 2.530 estudantes e 145 professores dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental serão contemplados com o material.

O caderno de Língua Portuguesa, destinado aos estudantes do 1º ao 3º ano, propõe uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos. Foi estruturado a partir de tempos didáticos, que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade e tempo de escrita, ambos contemplados no material do aluno e no material do professor, e expressam a perspectiva de alfabetização e letramento imersa nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita, abordadas no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do ensino fundamental, e está em consonância com o Currículo de Nova Venécia.

O caderno de Matemática do 4º ano, que tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento das habilidades previstas para o 4º ano do ensino fundamental, traz como proposta um conjunto de conteúdos e atividades que partem da proposição de que o enriquecimento dos recursos pedagógicos é essencial para que os estudantes identifiquem e compreendam o papel da matemática em situações que compõem a vida cotidiana.

Além do material paradidático, há ainda uma coleção completa de livros de literatura que serão distribuídos nas 43 escolas que atendem o ensino fundamental anos iniciais.
A coordenadora Municipal do Paes explicou que o material é um recurso pedagógico que oferece subsídio ao trabalho do professor, visando assegurar que todos os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem estabelecidos.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes municipal e estadual no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.

A premissa do Paes é assegurar uma educação de qualidade para todos os estudantes capixabas, por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios, e alcançar melhorias nos indicadores educacionais.

spot_img