As secretarias municipais de Saúde e de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres, deflagaram, nesta quinta-feira, 22, uma ação específica para combate a focos de dengue no setor comercial de Barra de São Francisco. De acordo com relatos, muitos comércios estão deixando caixas d’água desprotegidas e outros locais que acumulam água e ajudam a desenvolver focos do mosquito Aedes aegipty. Um desses estabelecimento, conforme informações tinha uma caixa d’água de 10 mil litros descoberta no terraço do prédio. A caixa consegue produzir mosquito para afetar uma região inteira, segundo os fiscais.
Os agentes da Vigilância Sanitária e agentes de Fiscalização do Procon, inicialmente fiscalizaram pontos estratégicos onde já foram localizados focos de dengue. Foram encontrados novamente pontos de foco da dengues nesses locais, e devidamente eliminados.
Vale ressaltar que esses estabelecimentos foram notificados para que em 5 dias úteis sejam tomadas providencias para evitar novos focos, e após esse prazo será feita nova vistoria e, em caso de resistência ou reincidência, serão aplicados as penalidades cabíveis como auto de infrações e a comunicação aos demais órgãos competentes como Ministério Publico.