― PUBLICIDADE ―

Saúde mental de adolescentes: mais de três horas por dia em comportamentos sedentários piora o quadro

Um estudo publicado no Journal of Adolescent Health, que analisou dados de mais de 3,6 mil jovens dos 14 aos 17 anos, aponta que...

IJSN divulga estudo sobre saneamento básico no Espírito Santo

O Instituto Jones dos Santos Neves divulgou, nesta segunda-feira (30), o estudo sobre o Suplemento de Saneamento Básico 2023, que integra a 20ª edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A pesquisa, dividida em três blocos temáticos, aborda a gestão pública de serviços como limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, além da elaboração de planos e políticas nesses setores.

Segundo o estudo, no Espírito Santo, 68 dos 78 municípios já têm a Política Municipal de Saneamento Básico, o que representa 87,2%, um número bem superior à média nacional de 55,87% (3.112 municípios). Os municípios capixabas que ainda não têm essa política são Barra de São Francisco, Dores do Rio Preto, Montanha, Pinheiros e Vila Valério.

“A pesquisa oferece uma oportunidade valiosa de orientação e análise para os municípios. É fundamental que esses municípios se atentem para a necessidade de implementar políticas públicas que garantam um saneamento eficiente e sustentável, beneficiando a saúde e qualidade de vida da população. O Instituto Jones dos Santos Neves está à disposição para colaborar com esses municípios no processo de implementação e no aprimoramento das políticas públicas locais”, destacou o diretor setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha.

Em relação às faixas populacionais, a maior quantidade de municípios com a Política Municipal de Saneamento Básico está na faixa de 10.001 a 20.000 habitantes, com 28 municípios já com o documento finalizado.

No Brasil, 71,36% dos municípios já elaboraram esse plano até 2023 (3.975 municípios), enquanto o Espírito Santo chega a 87,2%. A maior parte desses planos no Estado (61,84%) foi elaborada por meio de legislação específica. Os principais itens que compõem o plano são drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e abastecimento de água. Dentre esses, a drenagem e manejo de águas pluviais têm a menor adesão nos municípios capixabas.

Assim como na Política Municipal de Saneamento Básico, a maioria dos municípios do Espírito Santo trata os instrumentos relacionados ao saneamento básico como parte integrante do plano.

No Espírito Santo, 56 dos 78 municípios têm a Política Municipal de Resíduos Sólidos, representando 71,8%.

A maioria dos municípios capixabas (62,82%) conta com um órgão gestor de resíduos sólidos em conjunto com outras políticas, ou o setor está subordinado a outra secretaria (29,49%). Em relação à coleta de resíduos sólidos especiais, os resíduos de serviços de saúde são os mais comuns (66%), mas 1,28% dos municípios ainda não oferecem esse serviço, e 11,54% não realizam essa coleta.

O estudo completo pode ser acessado por meio do link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial

spot_img
spot_img
spot_img