Na noite desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu a 1ª reunião preparatória para a Copa Rural de Futebol de Campo, prevista para iniciar em 2025. O encontro contou com a presença do vice-prefeito eleito, Wanderson Melgaço, representando o prefeito Enivaldo dos Anjos.
Estiveram presentes presidentes e representantes das equipes locais, que participaram ativamente das discussões sobre as propostas para a competição e apresentaram sugestões. A reunião foi considerada um sucesso, com ampla aceitação das ideias e das mudanças propostas pela Secretaria de Esportes e Lazer, além das contribuições trazidas pelos representantes das equipes.
Início e regras da competição
A Copa Rural 2025 está prevista para começar no final de janeiro ou início de fevereiro. No dia 7 de janeiro de 2025, às 18h30, na Secretaria de Esportes, será realizada uma nova reunião para a entrega do Regulamento Oficial e das Fichas de Inscrição dos atletas.
Entre as mudanças aprovadas por maioria, destacam-se:
- Residência e regularização eleitoral: Os atletas deverão estar com o título de eleitor regularizado no município de Barra de São Francisco/ES. Na categoria titular, cada equipe poderá inscrever apenas um goleiro de fora do município.
- Alterações nas substituições:
- Na categoria aspirante, o limite de substituições por partida aumentou de 5 para 11.
- Na categoria titular, o limite de substituições foi mantido em 5 por partida.
Equipes participantes confirmadas em 2025
Já confirmaram presença na competição as equipes:
- Fluminense do Bagaço
- Cruzeiro da Penha
- Denzol
- Fagundes
- Formiga
- Fuzil
- São João de Itaperuna
- Monte Senir
- Santo Antônio
- Monte Sinai
- Passa Bem
- Vale 7
- União Nova Barra
Edições anteriores e organização
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, liderada pela secretária Grasiele Marques, será responsável pela organização e coordenação do torneio. Na edição de 2023, 13 equipes participaram da competição, incluindo Juventude de Vila Paulista, Itaúnas, América da Volta da Cobra, Real de Monte Senir e Vale 7 do Valão Fundo.
A próxima reunião, marcada para janeiro de 2025, trará mais detalhes e esclarecimentos sobre a competição.