― Advertisement ―

spot_img

Neste domingo (22), tem corrida de Kart no centro de Barra de São Francisco

Neste domingo (22), tem mais uma etapa de corrida de Kart (AFKM), no centro de Barra de São Francisco, a partir das 15 horas,...

Conselho Municipal de Saúde de Barra de São Francisco em novo local

Na manhã da última segunda-feira (16), a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inaugurou a nova sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A cerimônia aconteceu no edifício anexo à Semus, onde anteriormente funcionava a sede da pasta.

A nova sala de reuniões do CMS foi nomeada em homenagem ao atual Secretário Municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, reconhecendo seu trabalho e empenho na administração da saúde pública do município. A homenagem foi proposta pela própria direção do Conselho, em agradecimento ao desempenho exemplar de Elcimar, que tem contribuído significativamente para as atividades e necessidades do CMS.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito eleito Wanderson Melgaço, que representou o prefeito Enivaldo dos Anjos, o secretário Elcimar de Souza Alves e os subsecretários de Saúde Rubens Delazari e Thayna Prudente Faria, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lislei Batista (também vice-presidente do CMS), o presidente do CMS Nilson Severino de Souza, o secretário do CMS Solimar M. Barbosa, o presidente da 5ª Subseção da OAB Amarildo de Lacerda Barbosa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Silvestre Ribeiro de Souza Neto, além de membros da sociedade civil, representantes religiosos, servidores municipais e conselheiros do CMS.

A nova sala, ampla e climatizada, oferecerá mais conforto e comodidade para as reuniões do Conselho. Localizada no Centro da cidade, na rua Deolino Dazílio, a nova sede facilita o acesso para os membros, gestores públicos e a população em geral.

O vice-prefeito eleito, Wanderson Melgaço, destacou a importância do apoio da Prefeitura ao CMS. “Nada mais justo do que a Prefeitura oferecer esse suporte ao Conselho, que tem colaborado de forma significativa com a Secretaria Municipal de Saúde. Os membros voluntários do CMS desempenham um trabalho essencial em uma área tão sensível como a saúde, e com esse apoio, poderão realizar suas atividades de forma ainda mais eficaz”, afirmou.

Nilson Severino de Souza, presidente do CMS, relembrou as dificuldades enfrentadas pelo Conselho antes da inauguração da nova sala. Ele também destacou o motivo da homenagem a Elcimar de Souza Alves. “Este novo espaço é fundamental para nós, pois antes realizávamos as reuniões em locais improvisados, como na Escola Ozéias Rezende, e não tínhamos um ambiente fixo. Agora, temos um espaço adequado, o que é um grande avanço. A homenagem ao Elcimar é um reconhecimento do Conselho por sua dedicação e pela autonomia que ele proporcionou ao CMS, tornando-o mais independente”, afirmou Nilson.

O secretário Elcimar de Souza Alves agradeceu a homenagem e explicou o processo de descentralização do Conselho. “Quando assumi a Secretaria, percebi que o modelo de gestão do Conselho não era o mais adequado, pois o secretário de Saúde presidia o próprio Conselho, o que não garantia sua independência. Foi então que tomamos a iniciativa de permitir que o Conselho escolhesse sua própria presidência e montasse sua equipe de trabalho, garantindo autonomia. Esse compromisso com a liberdade de atuação do CMS é um marco na gestão da saúde em nosso município”, afirmou Elcimar, emocionado com a homenagem.

Sobre o Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Barra de São Francisco é composto por 32 membros, entre titulares e suplentes, sendo 50% representantes do setor governamental, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS, e 50% representantes de usuários do SUS, oriundos da sociedade civil organizada.

Os principais objetivos do CMS são:

  • Garantir que a voz da comunidade seja ouvida nas decisões sobre a saúde pública;
  • Influenciar políticas públicas voltadas à saúde;
  • Melhorar o atendimento e os serviços de saúde no município;
  • Fiscalizar os gastos do Fundo de Saúde;
  • Verificar a qualidade da assistência à saúde prestada à população;
  • Orientar o governo sobre as necessidades da população em termos de saúde;
  • Propor diretrizes e controlar as políticas públicas de saúde;
  • Definir prioridades para a área de saúde;
  • Avaliar e deliberar sobre os planos de saúde.
spot_img

Como plantar flores no jardim?

Como adicionar testes no ssiptv