― Advertisement ―

spot_img

Homem armado rouba carro e dinheiro em Nova Venécia

Na tarde desta quinta-feira (19), um Volkswagen Voyage preto, de placa MSL-3628, foi roubado à mão armada em frente a um bar no bairro...

O que é TV aberta 3.0? Tecnologia que chega ao Brasil em 2025

Em abril de 2024, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentou os detalhes do plano de implantação da TV aberta 3.0 no Brasil. Essa nova geração da TV digital promete transformar a experiência dos telespectadores com melhorias expressivas na qualidade de imagem e som, além de oferecer recursos interativos inéditos. A implementação está prevista para começar em 2025, com foco em modernizar tanto a TV aberta quanto os serviços por assinatura.Para viabilizar a transição, o Ministério das Comunicações formou, em julho, um grupo de trabalho encarregado de elaborar a regulamentação da TV aberta 3.0. Esse grupo tem até 31 de dezembro de 2024 para apresentar a proposta. A expectativa é que, após a definição das normas, as emissoras comecem a se adaptar ao novo padrão, com os primeiros resultados visíveis até a Copa do Mundo de Futebol em 2026.

O que muda com a TV aberta 3.0?

A TV 3.0 introduz um salto na resolução de imagem, passando do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para o 4K (3.840 x 2.160 pixels) e, em alguns casos, até o 8K (7.680 x 4.320 pixels). Além disso, a tecnologia de Alto Alcance Dinâmico (HDR) proporcionará cores mais vivas, melhor nitidez e contrastes superiores.

No som, os avanços também serão significativos. A nova tecnologia permitirá uma experiência de áudio imersivo, semelhante ao som de cinema, com maior profundidade e envolvência.

Outro destaque é a interatividade, que será integrada ao conteúdo via conexão com a internet. Recursos como participação em enquetes ao vivo, escolha de ângulos de câmera em eventos esportivos e compras diretas de produtos exibidos na programação são apenas algumas das possibilidades que devem estar disponíveis aos telespectadores.

Acesso e inclusão

Embora a TV aberta 3.0 seja gratuita, o uso de funcionalidades interativas dependerá de uma conexão com a internet, disponível em 91,5% dos lares brasileiros, segundo dados do IBGE de 2023. No entanto, 6,4 milhões de residências ainda não têm acesso à rede, o que levanta preocupações sobre inclusão digital.

Outro ponto é a necessidade de conversores para os aparelhos de TV não compatíveis com o novo padrão. O governo estuda a possibilidade de distribuir esses dispositivos gratuitamente para famílias de baixa renda, como ocorreu na transição da TV analógica para a digital.

Características da TV aberta 3.0

De acordo com o Decreto de Evolução da TV Digital no Brasil, as principais novidades incluem:

  • Qualidade audiovisual: transmissões de até 8K, com suporte para HDR;
  • Versatilidade na recepção: tanto fixa quanto móvel;
  • Integração de plataformas: combinação de conteúdo via radiodifusão e internet;
  • Interface inovadora: baseada em aplicativos;
  • Segmentação de conteúdo: adaptado à localização e preferências dos usuários;
  • Eficiência no uso do espectro: garantindo melhor transmissão e serviços auxiliares.

Além disso, a TV aberta 3.0 promete ampliar o acesso a conteúdos culturais, educativos e informativos de forma mais personalizada e interativa.

Cronograma de implantação

O Ministério das Comunicações espera definir a tecnologia até o final de 2024. A partir disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar um decreto para oficializar o cronograma de transição. A implementação será gradual, começando pelas grandes cidades e avançando para outras regiões nos anos seguintes.

 Olhar Digital

O que é TV aberta 3.0? Tecnologia que chega ao Brasil em 2025

spot_img