― Advertisement ―

spot_img

INSS paga folha de novembro a partir de segunda-feira

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber os pagamentos de novembro a...

Programação na TVE Espírito Santo celebra o Dia da Consciência Negra

Foto: Reprodução/TVE

A valorização da cultura negra é uma constante na programação da TVE Espírito Santo, mas o tema ganha ainda mais visibilidade durante a Semana da Consciência Negra. Desde a última segunda-feira (18), a emissora exibe atrações especiais, colocando em pauta assuntos como herança negra e contra qualquer tipo de intolerância. 

A repórter Natália Vicente preparou uma série de reportagens especiais para o TVE Revista neste mês de novembro. O programa, que vai ao ar diariamente de segunda a sexta-feira às 12h45, traz nesta quarta (20), Dia da Consciência Negra, reportagem sobre Cléber Maciel, o primeiro professor afrodescendente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Formado em Direito e História e morto em 1993, ele permanece uma referência importante na pesquisa sobre a história e a cultura negra no Estado. 

Estará ainda na pauta do TVE Revista desta quarta-feira uma matéria que confronta as gerações de uma mulher negra de 46 anos e sua filha, de 28, moradoras de Campo Verde, Viana. O conteúdo trata das diferenças entre as duas na forma de encarar temas como invisibilidade, oportunidades, violência doméstica e de gênero, e luta contra o racismo. 

“Trazer ao conhecimento do público pessoas negras que vão além dos estereótipos é uma preocupação constante da TVE Espírito Santo e nesta semana colocamos ainda mais ênfase nessa questão”, argumenta a repórter, uma mulher negra. 

No estúdio do TVE Revista, a apresentadora Luanna Esteves irá receber, ao vivo, a intérprete e compositora de samba Elaine Augusta. 

Também ao vivo no estúdio nesta quarta-feira haverá a presença do escritor Luiz Eduardo Neves, que está lançando o livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”. A obra, publicada pela Editora Pedregulho, mergulha na cena do hip-hop capixaba, explorando o papel dos videoclipes como um espaço de resistência e expressão cultural. Neves, que atua na produção audiovisual local, traça uma análise sobre como o rap produzido no Espírito Santo dialoga com o cenário global, ao mesmo tempo em que mantém suas singularidades regionais e reflete as realidades sociais do Estado.

A emissora também está exibindo, desde segunda-feira (18), reportagens com escolas de samba do Carnaval Capixaba que irão abordar as religiões de origem africana no enredo do ano que vem. A equipe de jornalismo visitou os barracões da Mocidade Unida da Glória (MUG), Piedade, Chegou o que Faltava, Imperatriz do Forte e Novo Império e conversou com o historiador Marcus Vinicius Sant’Ana sobre o assunto. 

Na próxima sexta-feira (22), o programa Solta o Som também terá uma edição especial: a cantora e compositora capixaba Caju será a curadora e apresentadora do programa, que divulgará apenas vídeo clipes de artistas negros. A atração  vai ao ar às 20h30.

Ainda como parte da programação especial alusiva ao Dia da Consciência Negra, A TVE Espírito Santo está exibindo a série documental A Voz da Pele, que faz um paralelo entre a condição negra na escravidão e na atualidade. São quatro episódios, exibidos às terças-feiras às 18h45. O último episódio será exibido no dia 26. 

spot_img