― Advertisement ―

spot_img

Ibovespa conclui último pregão acima dos 126 mil pontos

O índice da bolsa de valores brasileira (Ibovespa) concluiu o último pregão acima dos 126 mil pontos.  O resultado veio em meio à inclusão das...

Monumento Natural o Frade e a Freira avança no plano de manejo com participação da comunidade

O Monumento Natural o Frade e a Freira (Monaff) realizou, nesta terça-feira (12), mais uma oficina de planejamento participativo, que integra a quarta etapa da elaboração do Plano de Manejo da Unidade. O evento contou com a presença de moradores do entorno, representantes da sociedade civil e integrantes de diversas instituições sociais.

A oficina tem como objetivo a análise situacional do Monaff, contribuindo para a construção de um modelo conceitual da Unidade de Conservação (UC). A metodologia adotada priorizou a participação ativa dos presentes, promovendo uma troca de ideias e coleta de informações essenciais para a gestão integrada e efetiva da Unidade. 

A gestora do Monaff, Janine Scandiani, afirma que esse encontro marcou um avanço na elaboração do Plano de Manejo, que segue buscando a integração social e ambiental para a proteção e sustentabilidade do patrimônio natural da região. 

“A elaboração do Plano de Manejo é uma construção conjunta que precisa considerar as perspectivas de todos os envolvidos, principalmente da comunidade local. Esse diálogo é fundamental para garantir que o plano atenda às necessidades de preservação e uso sustentável da área, integrando as expectativas e conhecimentos dos participantes”, afirmou Janine Scandiani.

Entre os presentes, destacaram-se os servidores do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), além de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), das Secretarias de Meio Ambiente de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. Também participaram a Secretária de Administração de Vargem Alta, a Associação Capixaba de Escalada e a ONG Caminhadas e Trilhas.

 Texto por: Ana Clara Gonçalves.

spot_img