As obras da macrodrenagem do Balneário de Guriri, em São Mateus, no litoral Norte do Espírito Santo, começam depois do Carnaval e, se tudo correr bem, esse verão talvez seja o último de sofrimento de moradores e turistas com águas de chuvas acumuladas.
O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Estáquio de Freitas. A licitação foi concluída e sua homologação publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (7).
O Estado vai investir cerca de R$ 350 milhões nas obras, a serem executados pelo Consórcio Guriri CT, formado pelas empresas Contractor Engenharia e Transmar Consultoria e Engenharia.
O prazo é de 43 meses de execução. Para o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, Guriri cresce em ocupação e população, daí, segundo ele, a necessidade de atender toda a região de Norte a Sul.
“O Governo do Estado está organizado e dá autonomia ao DER para executar toda a infraestrutura. Serão nove quilômetros de drenagem com trabalhos concentrados em galerias simples, duplas e triplas, além da pavimentação em PAVs por cima da macrodrenagem, com calçada cidadã e várias outras frentes de serviços”, explicou.
Segundo Freitas, esta é uma notícia muito aguardada pelo Norte do Espírito Santo e “o projeto foi ampliado para fazer a drenagem total das águas pluviais de forma que atenda a região toda do balneário. Em função dos últimos alagamentos, percebemos que vários locais precisam de um cuidado, critério e alto conhecimento técnico que atenda na totalidade o balneário de Guriri”.