Por Cíntia Zaché, da Rede Notícia
O Palácio Anchieta foi palco, na última terça-feira (29), da 9ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto, sendo organizado pela Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), em parceria com o Governo do Estado. O evento teve objetivo de reconhecer personalidades e instituições que se destacam na promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, e Margarida Adeodato dos Santos, foi uma das homenageadas, levando o nome de Nova Venécia para a premiação.
“É com muita emoção que recebo esta premiação. O nome da pessoa que deu origem a esta homenagem, eu amo de paixão, e foi uma grande amiga, queria que ela estivesse aqui para me dar aquele abraço. Aproveito para agradecer as Apaes, ao Governo do Estado, à Apae de Nova Venécia, ao Carlos Augusto que, não mediu esforços para estamos aqui hoje, à minha família, minhas filhas que estão aqui hoje e meu irmão, obrigada Nova Venécia!”, diz Margarida durante a premiação.
O prêmio
O prêmio leva o nome de Maria Luiza Dadalto, que dedicou 56 anos de sua vida ao movimento apaeano, começando pela Apae de Vitória. Até 2023, ela atuou como Coordenadora de Educação da Feapaes-ES, sendo essencial na criação de novas Apaes e na fundação da federação estadual.
A presidente da Feapaes-ES, Maria das Graças Vimercati, destacou a importância da premiação. “O Prêmio Maria Luiza Dadalto reconhece o trabalho incansável de pessoas e instituições que promovem inclusão e dignidade, transformando a sociedade e fazendo a diferença no movimento apaeano capixaba”, afirmou.
Homenageados
Margarida Adeodato dos Santos, foi celebrada por sua trajetória de quase cinco décadas no movimento apaeano. Fundadora da Apae de Nova Venécia em 1976, Margarida ocupou cargos como professora, coordenadora e diretora, além de atuar como conselheira administrativa da Feapaes-ES na região norte.
Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi desde 2018, foi reconhecido por seu trabalho voluntário e defesa dos direitos humanos. Fedeszen lidera projetos inovadores voltados para o atendimento qualificado de pessoas com deficiência em todo o Espírito Santo.
Sicoob ES, foi homenageado na categoria Personalidade Jurídica. Com mais de 35 anos de atuação, a cooperativa financeira apoia projetos sociais voltados para as Apaes. Em 2019, a instituição lançou o Edital Social, voltado para o fortalecimento de iniciativas comunitárias. O diretor-presidente, Bento Venturim, representou o Sicoob ES na cerimônia.
A atuação da Feapaes-ES
Desde 1992, a Feapaes-ES fortalece a atuação das Apaes no estado, que hoje são 42 instituições, incluindo a Vitória Down e a Amaes. Com mais de 10 mil pessoas atendidas e 2.500 profissionais envolvidos, a rede atua nas áreas de educação, saúde e assistência social, promovendo cidadania e inclusão.