Nos próximos dias 03 e 04 de outubro, o município de Ibiraçu receberá a roda de conversa “A Fotografia como Ferramenta para o Debate Racial”, uma ação educativa promovida como parte da exposição “É Eu, Mulher Preta?”. O evento, que acontecerá Complexo Roque Peruch, Avenida Conde D’Eu, nº 36, Centro de Ibiraçu, busca promover reflexões sobre a importância da fotografia como meio de construção de narrativas que evidenciam as vivências e experiências da mulher negra na sociedade brasileira.
As rodas de conversas reunirão fotógrafas, ativistas e especialistas em questões raciais para discutir como a imagem fotográfica pode contribuir para a desconstrução de estereótipos raciais, afirmando a identidade e a resistência da população negra. Além disso, a atividade proporcionará um espaço de troca entre artistas e o público, fomentando o debate sobre o papel da arte na luta contra o racismo estrutural.
A exposição “É Eu, Mulher Preta?” explora as diferentes dimensões de ser mulher e negra no Brasil, trazendo à tona questões como identidade, ancestralidade e empoderamento. Através de imagens impactantes, a mostra desafia o olhar tradicional sobre a mulher negra e propõe novas formas de representatividade.
O evento é gratuito e aberto ao público. A participação é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre as potencialidades da fotografia na construção de diálogos em torno das questões raciais, além de promover uma maior conscientização sobre a realidade da mulher preta em nossa sociedade.
A exposição E Eu, Mulher Preta? é um projeto realizado por meio da Bule e do edital 09/2023 Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Arte Visuais da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).
Serviço:
Evento: Roda de Conversa – “A Fotografia como Ferramenta para o Debate Racial”
03/10/2024
1ª- 13h30
2ª- 14h40
Participação de Marilene Pereira, mestre em educação, na linha “Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar” pela PPGMPE/UFES e Idealizadora da exposição fotográfica “E Eu, Mulher Preta?”, mostra reconhecida com o “Prêmio Elas 2023” na categoria Promoção de Igualdade de Gênero.
04/10/2024 1ª – 8h
2ª – 10h
3ª – 14h
Participação da fotógrafa Meuri Ribeiro, mãe do Arthur, estudante de Licenciatura dupla em Português e Italiano pela UFES. É ritmista e coordenadora do núcleo de comunicação do bloco Afro Kizomba e, fotografa documental, artística e de still.
Local: Complexo Roque Peruch, Avenida Conde D’Eu, nº 36, Centro de Ibiraçu
Entrada: Gratuita